Macaé News
Cotação
RSS

Nomeação do novo secretário de Estado de Saúde é publicada no Diário Oficial

Publicado em 07/01/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira, 07 de janeiro, a nomeação do novo secretário de Estado de Saúde, Marcos Esner Musafir. Segue abaixo o perfil do secretário e foto em anexo.

O médico ortopedista Marcos Esner Musafir formou-se em Medicina em 1980, pela Escola de Medicina Souza Marques, do Rio de Janeiro. Como médico residente no Hospital Municipal Miguel Couto - onde posteriormente chefiou o setor de emergência, entre 1988 e 1996 - passou a ter contato com pacientes vítimas de traumas, provocados principalmente por acidentes automobilísticos. Vem dessa época sua paixão pela Traumatologia e por ações de prevenção aos acidentes de trânsito e de incentivo ao uso de cinto de segurança, que se tornaram alguns dos temas presentes em várias pesquisas desenvolvidas durante sua carreira profissional, e que foram publicadas em livros e trabalhos científicos.

A dedicação à prevenção de acidentes levou Musafir à Organização Mundial de Saúde (OMS), onde participou - entre 2008 e 2009 - de um grupo de trabalho formado por representantes de 12 países, para desenvolver ações de redução do número de vítimas de acidentes de trânsito. O trabalho do grupo sensibilizou a Organização das Nações Unidas, que definiu em assembleia geral que o período entre 2011 e 2020 fosse batizado "Década de Ações para Redução de Traumas no Trânsito".

De volta ao Brasil, em 2010, trabalhou na Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, onde atuou em projetos importantes na área de trauma, como a implantação do Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu, localizado no município de Paraíba do Sul e que foi criado para suprir a demanda do estado do Rio de Janeiro na realização de cirurgias de trauma e ortopedia de média e alta complexidade.

O médico também atuou na organização do I Congresso Científico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que foi marcado pela troca de experiência entre profissionais de saúde dos hospitais, UPAs e demais unidades da secretaria. Musafir fez mestrado em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também se especializou nas áreas de Medicina Desportiva e em Executivo de Saúde, este último pela Coppead. Fez aperfeiçoamento em Traumatologia em Emergência na Universidade de Toronto, no Canadá, e cursos também na Alemanha e nos Estados Unidos. Em 2007, Musafir presidiu a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, da qual é atualmente membro e colaborador.

Em 1983, o ortopedista ingressou no quadro de funcionários da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua como pesquisador e médico do Hospital Federal Clementino Fraga Filho. Também teve passagens pelo Hospital Municipal Lourenço Jorge e pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), onde foi nomeado diretor em janeiro de 2013. Atua em pesquisas voltadas a temas como: suporte avançado à vida, politraumatizado, imobilizações, prevenção de acidentes automobilísticos e uso do cinto de segurança, com a publicação de diversos livros e trabalhos científicos.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário