Macaé News
Cotação
RSS

Iniciam os preparativos para o primeiro festival de rock de Macaé

Publicado em 16/06/2014 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Governo, está iniciando os preparativos para a realização do primeiro festival de rock do município. O ponta pé inicial para o evento, que ainda contará com o apoio do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec) e Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur), foi dado durante uma reunião entre o Secretário de Governo, Leonardo Gomes, e um dos idealizadores do evento Lagoa Rock, Koy Lemos.

A ideia é realizar um grande festival de música em setembro, com bandas de rock nacionais e locais, que fará parte das comemorações do aniversário de um ano do Lagoa Rock. Para completar a comemoração, também será encaminhado um pedido à Câmara de Vereadores para que seja instituído em Macaé um Dia Municipal do Rock.

Segundo o Secretário de Governo, Leonardo Gomes, o Lagoa Rock já é um evento de sucesso na cidade, com um público consolidado e que vem crescendo a cada edição:

“Ao longo do tempo, o Lagoa Rock veio criando um grande interesse por parte do público, então percebemos a necessidade de apoiar o evento em suas edições mensais. Vamos aproveitar a parceria para, além de comemorar um ano de sucesso do Lagoa Rock em setembro, promover um grande festival do gênero para, além de dar um presente para o público macaense, atrair turistas para o município. Queremos que Macaé seja reconhecida em todo o estado como a cidade do rock”, explicou.

Ainda de acordo com o secretário, a ideia é montar um palco com várias bandas locais, no mesmo lugar onde acontece o Lagoa Rock (próximo a àrea onde ficam localizados os quiosques) e outro palco maior, em um espaço mais adiante com uma banda de repercussão nacional.

"Também vamos fazer uma proposta à Fesportur para que setembro seja instituído como o mês do rock em Macaé, fazendo com que o festival entre no calendário oficial do município. E dentro desse mês também será definido um dia para que seja instituído o Dia Municipal do Rock. Vamos encaminhar um projeto de lei para a Câmara solicitando que isso seja posto em votação. Assim, vamos reunir todas as datas comemorativas em um grande festival", disse Leonardo.

Além de trazer cultura e entretenimento para o município, o festival também já está rendendo outros benefícios para Macaé: um projeto de oficinas musicais gratuitas para crianças. Os músicos envolvidos irão se disponibilizar a ensinar música aos alunos da rede municipal de ensino, com aulas de violão, baixo, guitarra, bateria etc.

"Vamos transformar as oficinas que estamos realizando nas escolas semanalmente, em algo maior. Já nesta semana alguns músicos irão nas escolas para identificar as habilidades e a base musical das crianças da rede municipal. A partir de agosto, vamos escolher um lugar específico, junto a Secretaria de Educação, para se tornar uma escola municipal de rock", revelou o secretário. 

Para o músico Koy Lemos, um dos idealizadores do Lagoa Rock juntamente com o também músico Ivan Machado, o festival será a realização de um sonho de muitos anos.

“Para nós do Lagoa Rock, além de ser a realização de um sonho, fazer parte de um evento desta magnitude é poder transformar Macaé em uma cidade reconhecida nacionalmente no cenário cultural. Algumas cidades da região já são conhecidas por seus festivais de música e Macaé tem muitos músicos de talento, realizando vários shows e eventos de sucesso de público. Para nós esse reconhecimento do Governo Municipal é fundamental para que esse trabalho permaneça e seja cada vez mais reconhecido, inclusive para a consolidação do próprio Lagoa Rock. Nossa ideia é transformar Macaé na cidade do rock!”, declarou Koy.

O Lagoa Rock é um evento que acontece uma vez por mês (último sábado) em um dos cartões postais de Macaé: a Lagoa de Imboassica. O palco fica localizado em um ponto estratégico, em frente aos quiosques que ficam entre a Praia do Pecado e a Lagoa. A cada edição, reúne um público médio de três mil pessoas, movimentando o turismo e o comércio local.

         O principal objetivo do Lagoa Rock é dar oportunidade de divulgação a bandas e artistas locais e da região, além de transformar Macaé em um polo de apoio cultural ao rock nacional. Contudo, também visa chamar a atenção para a preservação e manutenção da Lagoa de Imboassica, utilizando o rock como forma de conscientização.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário