Macaé News
Cotação
RSS

Projeto “Saúde Informa” no INSG/Castelo

Publicado em 13/06/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


A educadora física do INSG/Castelo, Joselma de Lourdes Sousa, idealizadora do Projeto “Saúde Informa”.

A educadora física do INSG/Castelo, Joselma de Lourdes Sousa, idealizadora do Projeto “Saúde Informa”.

Com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância dos exercícios físicos, a educadora física do INSG/Castelo, Joselma de Lourdes Sousa, criou o Projeto “Saúde Informa”.

A iniciativa consiste em complementar as aulas práticas ministradas nas quadras da escola.  Os alunos da Educação Infantil e Fundamental I participam de palestras que falam sobre o funcionamento do corpo humano, os benefícios dos exercícios físicos, os riscos do sedentarismo, a importância dos bons hábitos alimentares, entre outros assuntos.

Usando uma imitação de esqueleto humano, a educadora ilustra alguns dos temas abordados, como: reconhecimento dos limites do corpo, ampliação do repertório motor (movimentos e habilidades motoras), estrutura e funções do organismo, sistema ósseo e sistema muscular, IMC, FC, taxa de glicose, entre outros.

Combate ao sedentarismo

As palestras reforçam o estímulo à prática de exercícios físicos e também à boa alimentação.

- Os exercícios físicos são indispensáveis na infância, fase em que a criança está em desenvolvimento físico e também criando seu caráter, socializando-se e desenvolvendo seus gostos. Por isso é importante sensibilizá-los agora. Praticar atividade física logo na infância ajuda a se tornar um adulto melhor, com hábitos saudáveis - ressalta a professora Joselma.

Segundo ela, os benefícios da prática de atividades físicas são fisiológicos e também psicológicos.

- Nas crianças, a atividade física, além de auxiliar o desenvolvimento corporal de toda a musculatura e fortalecimento dos ossos, auxilia o desenvolvimento motor, melhora a interação - quando se trata de atividade de equipe, ajuda a criança a reconhecer e revelar seus medos, coragens e limites, melhora a autoestima e autoconfiança, reforça a imunidade do corpo, entre outros benefícios – enumera a professora.

 

 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário