Macaé News
Cotação
RSS

Professores de Rio das Ostras fazem cursos de tecnologia educacional

Publicado em 09/06/2014 Editoria: Tecnologia sem comentários Comente! Imprimir


Novas turmas para oficinas gratuitas serão abertas em agosto

Capacitar os professores na área de informática para que possam usar esses conhecimentos como estímulo ao aprendizado dos alunos. Com esse objetivo, o Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) de Rio das Ostras tem realizado uma série de cursos voltados aos educadores. O NTM funciona no Colégio Municipal Professora América Abdalla e abre novas turmas em agosto. Quem participa das aulas aprova a iniciativa e já começa a usar as novas habilidades para preparar aulas mais dinâmicas e interativas.

Esse é o caso do professor de Língua Portuguesa Ater Alves, que está fazendo o curso de Introdução à Educação Digital. “Aqui tenho a oportunidade de aprender a usar programas de computador e colocá-los em prática na sala de aula. Já estou preparando, por exemplo, uma aula sobre substantivos usando o power point. Acredito que assim conseguirei obter uma maior atenção dos alunos”, diz o educador que leciona as unidades de ensino Mestre Marçal e Inayá Moraes D’Couto.

A Secretaria de Educação de Rio das Ostras, por meio do NTM, vem oferecendo diferentes cursos gratuitos de informática para os professores. Segundo a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Carla Peixoto, esses cursos diminuem as distâncias entre educadores e estudantes. “A tecnologia pode separar as gerações, mas também as aproxima. Quando o professor passa a ter conhecimento da área, pode propor trabalhos e realizar aulas mais dinâmicas”, reforça Carla.

Segundo Johnny Charles, coordenador do NTM, os cursos estimulam o professor a utilizar de forma mais adequada as salas de informática. “Os trabalhos escolares com o uso da tecnologia auxiliam no aprendizado da disciplina e podem ser desenvolvidos nessas salas, nas quais os alunos contam com o apoio de educadores especializados e de monitores”.

        CURSOS – Trabalhando em parceria com Ministério da Educação, o Núcleo Tecnológico Municipal capacitou 291 professores em cursos no ano passado. O NTM também promoveu, em 2013, oficinas de curta duração que envolveram 404 pessoas, entre estudantes, alunos e moradores. Durante as oficinas, os participantes têm acesso a aplicativos e programas para uso tanto pedagógico como para o seu cotidiano.

         INSCRIÇÕES ABERTAS – Os professores da Rede Municipal podem se inscrever para os novos cursos gratuitos que serão oferecidos, a partir de agosto, pelo NTM. Entre os cursos e oficinas programados estão os seguintes: Aprendendo com o Linux; Introdução à Educação Digital; Redes de Aprendizagem; Oficina de História em Quadrinhos; Elaboração de Projetos; Picasa 3; Ensinando e Aprendendo com as  TIC; Movie Maker; Segurança na Internet.

       O NTM funciona no Colégio Municipal Professora América Abdalla, localizado na Rua Carlos Viana, s/n.º - Nova Esperança e outras informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo telefone 9 9821-4511 e no e-mail ntm.riodasostras.rj@gmail.com.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário