Macaé News
Cotação
RSS

Alunos participam da Semana do Meio Ambiente em Macaé

Publicado em 03/06/2014 Editoria: Macaé sem comentários Comente! Imprimir


Ana Chaffin

Ana Chaffin

Os alunos da Escola Municipal Eraldo Mussi, no bairro Malvinas, participaram nesta segunda-feira (2), da Semana do Meio Ambiente. Das 9h30 às 11h, os estudantes assistiram uma Mostra de Cinema Ambiental e ao Grupo História e Arte que são contadores de histórias. O evento contou com a participação de 140 alunos do terceiro ao quinto ano do Ensino Fundamental.

Enquanto um grupo de alunos assistia à mostra de cinema, o outro participava da contação de histórias. Integrante do grupo História e Arte, a contadora de histórias, Fabiana Salgado, explica a ação. “A iniciativa é muito importante, pois podemos entrar nas comunidades, mostrar nosso trabalho e envolver os alunos dentro da temática que estamos trabalhando, passando a mensagem de maneira lúdica e interativa”, afirmou.

A Mostra de Cinema Ambiental exibiu dois filmes. O primeiro  foi “Um dia novinho em folha”, escrito por Rafael Nogueira e Rafael Quintas. O filme é o registro de Ilzimar Bandeira, um cineasta amador e professor da rede pública, que, como voluntário, levou crianças do bairro Lagomar para conhecer o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. 

O segundo filme “O mangue da moça bonita e o moço bonito do mangue”, é um curta-metragem que debate os impactos ambientais associados à implantação do Complexo Portuário do Açu, em São João da Barra. O filme fala também da vida dos pescadores artesanais e dos catadores de caranguejo habitantes dos manguezais da região.

O aluno do quinto ano do ensino fundamental, Alan da Silva Carlos, contou que achou muito interessante. “Adorei os filmes e foi bom para conhecer mais sobre épocas antigas que aparecem em partes do filme”, disse.

A diretora da unidade escolar Cláudia Castro afirmou que o evento foi importante para os alunos, pois muitos deles saem pouco da comunidade e não conhecem muito a cidade. Para ela, ações como essa trazem informações novas para que os alunos possam interagir.

A programação da Semana do Meio Ambiente irá até dia 8 de junho com vários eventos. O objetivo é mostrar à sociedade a preocupação do município com as questões ambientais e o esforço para a melhoria da qualidade da relação do homem com a natureza.

Toda a programação está disponível no site http://www.macae.rj.gov.br/sema/conteudo/titulo/semana-do-meio-ambiente.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: