Macaé News
Cotação
RSS

Sistema para monitorar dengue ganha prêmio

Publicado em 03/06/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Projeto desenvolvido pela Secretaria de Saúde permite acompanhamento do trabalho dos agentes de endemia em tempo real

O projeto Monitora Dengue, desenvolvido pela Secretaria de Saúde, venceu o Prêmio TI & Governo 2014. A premiação escolhe, anualmente, as vinte melhores iniciativas da área de tecnologia da informação e comunicação criadas por instituições federais, estaduais e municipais. Na avaliação, foram considerados critérios como caráter inovador, relevância social e envolvimento de recursos humanos.

O Monitora Dengue foi lançado em 2013 e é um sistema instalado em smartphones que são usados para a transmissão de dados sobre a dengue em tempo real. O objetivo é fazer com que os municípios consigam acompanhar o trabalho dos agentes de endemia na busca por focos do mosquito transmissor da doença (Aedes aegypti). A tecnologia do projeto agiliza a elaboração de relatórios com dados coletados e permite que o tempo de resposta para implementação de ações de combate à dengue seja mais rápido.

- O uso do sistema Monitora Dengue permite um maior controle da doença. De forma ágil, os gestores municipais conseguem identificar as casas visitadas e quais locais apresentam concentração de focos do mosquito. Com essas informações, as intervenções de combate podem ser desencadeadas em tempo hábil - explicou Alexandre Chieppe, superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental.

Até o momento, cerca de 180 técnicos de 77 municípios foram capacitados para implantação do Sistema Monitora Dengue.
 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário