Macaé News
Cotação
RSS

Obras aceleradas para melhoria do abastecimento de água

Publicado em 30/05/2014 Editoria: Obras sem comentários Comente! Imprimir


Michelle Neto/ RJNEWS

Michelle Neto/ RJNEWS

» População sonha em ver água chegando com fartura nas torneiras
 
O sonho de ter água encanada está prestes a se tornar realidade para os moradores de alguns bairros em Rio das Ostras. Quem mora no bairro Âncora, por exemplo, não vê a hora do término das obras. Eles acreditam que a falta de água nas torneiras, está com os dias contados. E para entender melhor como os moradores estão recebendo a ampliação da rede, que deverá dar a eles mais qualidade de vida, a equipe de reportagem do jornal RJNEWS, foi até o local, e conversou com moradores.  
 
Ao percorrer parte da rodovia estadual Amaral Peixoto, foi possível identificar o canteiro de obras que está aberto. E para a felicidade, ao que tudo indica, o sonho dos moradores de Rio das Ostras está perto de ser realizado. É que as obras de assentamentos dos canos para a passagem de rede de esgoto, e água potável estão com os dias contados para terminar. No perímetro correspondente entre o bairro Loteamento Verdes Mares, Marilea, Village, Âncora, Enseada das Gaivotas e Terra Firme é possível ver máquinas e homens trabalhando. 
 
A obra, realizada em parceria entre a prefeitura de Rio das Ostras e a Companhia Estadual de Águas e Esgoto-Cedae, tem o objetivo de levar água tratada do reservatório da Companhia em Costazul, que armazena 2,5 milhões de litros, até localidades como Terra Firme, Enseada das Gaivotas e Âncora, atendendo cerca de 70 mil moradores. 
 
Para o pedreiro Paulo Roberto da Costa, 47 anos, essa obra vai ajudar muito nos dias de calor, por exemplo. “Essa é a época em que mais sofremos e por isso tenho esperança que quando estiver pronta melhore muito para a gente do bairro Âncora. Moro na rua Cineraria. Em média gasto R$ 160 na compra de caminhão pipa, dinheiro este que poderia ter sido investido em tantas outras coisas como lazer, compra de medicamentos, comida e até mesmo na melhoria da minha casa”, conta. 
 
De acordo com informações divulgadas no site da da secretaria municipal de Comunicação da prefeitura – Secom, a nova rede se conecta a tubulação já instalada entre a ponte Estaiada e o Praiamar, de aproximadamente 4.500 metros. Esta semana as obras entraram em ritmo acelerado, e devem permitir que a rede de água se estenda a novas localidades os mais breve possível. 
 
Ainda de acordo, equipes da secretaria municipal de Serviços Públicos, além de máquinas pesadas, devem concluir mais 2.500 metros de tubos que vão levar água do reservatório de Costazul, da Cedae, até a Rodovia Amaral Peixoto. “Gente meu sonho é poder abrir a torneira da minha casa e contemplar sem se preocupar que a água um dia não vai mais faltar. Tenho certeza que esse meu sonho logo, logo vai se realizar”, disse esperançosa a dona de casa Fátima Silva, 35 anos. 
 
De acordo com o prefeito Sabino, essa antiga reivindicação da população de Rio das Ostras está próxima de ser atendida. “Estamos trabalhando para levar água tratada a todas as áreas da cidade, como sempre foi nosso compromisso. Porém, com a ampliação do abastecimento e maior acesso à água deve vir junto a consciência de que somos todos responsáveis pelo uso racional desse recurso”, lembrou Sabino.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: