Macaé News
Cotação
RSS

Pizzas e vinhos: saborosa combinação que também imprime desafios na harmonização

Publicado em 30/05/2014 Editoria: Gastronomia sem comentários Comente! Imprimir


Michelle Neto/ RJNEWS

Michelle Neto/ RJNEWS

» Cultura do vinho está cada vez mais presente em cidades do interior como Rio das Ostras
 
“O resultado final é maior que a soma das partes” - pelo menos no segmento da gastronomia é essa a sensação esperada para uma boa harmonização de vinhos com pizzas, por exemplo. Muitas pessoas, principalmente, em cidades do interior, talvez não estejam tão acostumadas com a cultura do vinho. No entanto, essa cultura vem se espalhando por todo o Brasil numa maior velocidade. Isso é o que diz o enólogo-chefe da vinícola Pizzato. 
 
Em jantar harmonizado promovido na última terça-feira, dia 27, em Rio das Ostras, o enólogo-chefe da vinícola, Flávio Pizzato, disse que a cultura do vinho se reflete com informações mais disseminadas, chegando nos mais variados lugares do país. “Essa cultura antes era somente vista nos grandes centros. A sofisticação do consumo, a história e cada vez mais rótulos se espalham pelo Brasil todo. Percebo isso nos lugares por onde passo. Já participei de degustações em cidades com apenas 10, 20 mil habitantes”, ressaltou o enólogo no evento realizado pela Adega Cocoricó, no Espaço Jequitibá, na praia do Bosque. 
 
Ainda segundo Flávio Pizzato, este ano o vinho brasileiro aumentou a exportação em 400%. Ele ressaltou que por conta dos avanços tecnológicos, no mundo é produzido cada vez menos vinhos ruins. “Os vinhos finos, como os espumantes, entraram com 55 milhões de garrafas no ano passado. Hoje, a marca Pizzato conta com duas linhas (Fausto e Pizzato), com 200 mil garrafas/ano. São 18 vinhos diferentes, que são exportados em pequenas produções e com uma identidade própria. Somos uma marca iniciante, podemos dizer que corresponde a 10% de uma Casa Valduga, uma vinícola média brasileira”, informou.
 
De acordo com a proprietária da Adega Cocoricó e sommelier, Vivian Maia, com as degustações e outros eventos promovidos pela adega nos fins de semana, apesar de ser uma região de praia, as pessoas estão cada vez mais envolvidas no mundo do vinho. “Não temos muito este tipo de atividade na região e oferecemos um leque de opções, com vinhos para todos os bolsos e gostos. Geralmente, as pessoas são envolvidas por algum amigo e acabam participando de um evento. Elas querem experimentar coisas novas e ficam atraídas pela cultura, querem conhecer a história das marcas, o produtor e saber o que estão consumindo. A dificuldade maior é migrar um cliente de vinho sangria de mesa para um vinho de qualidade. Por isso, a ideia de trazer a vinícola até aqui”, destacou Vivian, que já está se preparando para a terceira edição do Festival de Vinhos de Rio das Ostras, previsto para outubro.
 
Com destaque para a harmonização, durante o evento, o enólogo Flávio Pizzato falou um pouco sobre o desafio das pizzas, com suas várias nuances de aromas. Ele ressaltou que a ideia é pegar os ingredientes principais de uma pizza e adequar aos vinhos. O que se deve fazer é evitar o excesso de condimentos. “Aspargos e ovos, por exemplo, dificilmente vão combinar com vinhos. Queijos mais frescos não combinam com aromas mais maduros e é preciso cuidado também com queijos picantes. A diversidade de condimentos é grande e existem combinações que são desastrosas. Se uma pessoa tem domínio sobre um ingrediente, aí sim pode pensar em um vinho mais complexo para harmonizar. Mas o vinho é antes de tudo um prazer e cada um é livre para degustar o que mais gosta”, completou. 
 
No cardápio preparado por Pizzato e o chef Leonardo Pizzi foram apresentados a Pizza Branca com o espumante Brut Rosé; Marguerira com o Pizzato Chandornnay; Pizza Terroir (mix de cogumenlos frescos) com o Fausto Cabernet; Pizza Vêneto (peperoni) harmonizado com Concentos Gran Reserva e a Pizza Jequitibá (premiada do chef, de presunto de parma com parmesão, harmonizado com o vinho Fausto Verve Gran Reserva.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário