RJ NEWS ONLINE
Cotação
RSS

Alunos macaenses participam da XIV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio

Publicado em 02/12/2020 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


De hoje (02) à sexta-feira (04), representantes da rede municipal de ensino de Macaé participam da programação virtual da XIV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio (FECTI). A equipe Polistation, da Escola Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira, vai apresentar nesta quinta-feira (03) o projeto "Protótipo de massa do papel reciclado". Já os integrantes da Serratec, da Escola Municipal Natálio Salvador Antunes, apresentarão na sexta-feira (04) o projeto "Irrigasol - Bombeamento solar inteligente para irrigação sustentável. Os projetos participam da categoria Ciências do segundo segmento do Ensino Fundamental.

Os alunos foram selecionados pela comissão da Feira ao participarem do concurso “Desafio Inovar”, promovido pelo programa  InovareAprender, no mês de novembro, com apresentação de  projeto de natureza investigativa ou de inovação, na temática socioambiental.

Da Polivalente Anísio Teixeira, os estudantes da equipe Polistation, Ana Caroline de Araújo Barros, Ana Leticia de Amorim Arão, Julia Galvão Costa Paulino e a professora orientadora Erica Scheffel, prepararam um trabalho que destaca a importância da automatização da reciclagem de papel. Uma das propostas evidenciadas é a otimização e verificação sobre o conhecimento da comunidade escolar quanto ao processo de reciclagem.

Já a Serratec é formada pelos alunos Arthur Lemos Silveira, Gabrielly de Souza Romanhi, Abner dos Santos e a professora-orientadora Regina Junqueira. Animados, os estudantes estão treinando e tratando os últimos detalhes da apresentação onde vão destacar o projeto piloto de irrigação inteligente movido a energia solar. Desenvolvido em parceria com o curso de Engenharia do campus Macaé da UFRJ, o trabalho exibe a irrigação de uma plantação  com monitoramento da necessidade de água e energia do cultivo.

Também foram classificados para FECTI os projetos: Protótipo Mão Robótica (INSG- Macaé) e Influência das condições estratosféricas na diapausa como processo de seleção natural de zooplantom e fitoplancton (Centro Educacional Batista Casimiro de Abreu), 3° e 4°lugar, consecutivamente. Todos os trabalhos serão avaliados pelo Comitê Científico, composto por professores e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência. Os projetos finalistas das Modalidades 1 e 2 serão publicados nos Anais da XIV FECTI, em meio digital. A premiação da Feira contará com medalhas, troféus, bolsas de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e indicação para participar de feiras de ciências nacionais com alcance internacional.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário