RJ NEWS ONLINE
Cotação
RSS

Educação: palestras vão abordar novo panorama de ensino

Publicado em 30/11/2020 Editoria: Educação 1 comentário Comente! Imprimir


Será realizada nesta quarta-feira (dia 2 de dezembro) e na próxima terça-feira (dia 8 de dezembro), a programação "Conversas sobre EducaAÇÃO". Duas lives especiais serão exibidas durante nestes dois dias, às 14h, no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UChgV1on8fcr1imLxcZCvQFA/), canal do Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional (NTM). O diálogo vai receber nesta quarta-feira o professor Sandro Ribeiro, com cadastro prévio no endereço https://forms.gle/hxetCQGj4xSKd9FB7. Já na outra terça-feira, dia 8, será a psicanalista Helen Mareli. O encontro virtual voltado para os profissionais que atuam na rede municipal tem o objetivo de marcar o encerramento do ano letivo com abordagens de temas relevantes, que tratam dos desafios da educação neste novo panorama de ensino.

Nesta quarta-feira (dia 2), a temática será "Relações de aprendizagem on-line: nossas aulas podem ser ainda mais interativas". Sandro Ribeiro, que é especialista em metodologias ativas, doutorando em Educação (UFRRJ), formador de professores e coordenador de Pós-Graduação em Novas Metodologias, vai enfocar questões sobre as novas formas de ensinar e de aprender, além da concepção educacional que busca metodologias de ensino que vão fazer o aluno participar mais ativamente das aulas.

Ele também vai destacar a importância do uso dos recursos digitais para inovar as aulas online, que foram intensificadas durante a suspensão das aulas, em função do distanciamento social. Prosseguindo no cronograma de "Conversas sobre EducaAÇÃO", a professora, psicanalista e psicóloga da Coordenação de Políticas sobre Drogas, Helen Mareli, vai apresentar no dia 8, o assunto "A escuta singular frente à lógica institucional da escola: uma reflexão Psicanalítica".

Mudanças durante a pandemia em pauta

Na ocasião, ela vai levar o público participante a reflexões sobre a necessidade do acolhimento, do olhar e da escuta sobre a percepção das famílias, principalmente quanto às influências decorrentes das mudanças na vida ocorridas durante a pandemia. Helen Mareli também vai destacar a importância das possibilidades de intervenção, a partir da escuta, parceria e diálogo entre a família e escola.

A programação, organizada pela Superintendência de Ensino Fundamental, vai envolver professores que atuam junto às turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio e faz parte da prática da rede municipal em levar formações que visam não apenas a multiplicação de informações, mas a valorização do educador. Este ano, mesmo com o distanciamento social, a rede municipal promoveu cursos no Centro de Formação Carolina, jornadas e fóruns. As programações seguiram calendários específicos para melhor atender professores, gestores, orientadores pedagógicos e educacionais e auxiliares de serviços escolares.

› FONTE: Secom Macaé


1 comentário

Deixe o seu comentário