Macaé News
Cotação
RSS

Observatório de Cuidados em Saúde é inaugurado em Macaé

Publicado em 29/05/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Gabriel Sales

Gabriel Sales

Os diagnósticos são adequados? O que as equipes de saúde oferecem para cuidar do paciente? De que forma a vida das pessoas está sendo tratada? Estas e muitas outras questões já podem ser estudadas através do Observatório de Cuidados em Saúde, lançado nesta quarta-feira (28), na Cidade Universitária.
 
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Macaé (Semusa), Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e o grupo de estudos de Micropolítica do Trabalho e Cuidados em Saúde, o observatório foi idealizado e implantado por Emerson Merhy, doutor em Saúde Coletiva e Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
 
Através de um edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o financiamento do projeto foi garantido para que Merhy, e uma equipe de pesquisadores, pudesse implantar sete sedes do observatório. O primeiro polo é em Macaé. Os outros seis serão implantados na UFRJ (Campus Rio de Janeiro), UNIRIO, UFF, UNICAMP, UFMG e UFES.
 
- Há um tempo eu venho desenvolvendo vários estudos em torno do cuidado em saúde realizado junto a pessoas e grupos e também se este cuidado impactou na melhora da pessoa e do grupo. Ou seja, os diagnósticos são adequados? O que as equipes oferecem para cuidar? Oferecem apenas um remédio e um exame, ou, na realidade, constroem uma relação mais qualificada com a vida das pessoas? – questionou Merhy.
 
O professor elucidou também que esta é uma oportunidade pertinente para Macaé porque, além de montar o monitoramento da saúde, também é uma frente de conexão entre a universidade e os serviços.
 
- É uma forma de quebrar os muros das relações. Este não é um espaço da Universidade, ou da Semusa, ou da Funemac, mas um espaço de todos. É isto que nos interessa – completou Merhy.
 
Para o subsecretário de Saúde, Michel Haddad, é mais um passo na construção de um trabalho cuidadoso que vem sendo realizado na valorização da academia, da qualificação dos profissionais e da melhoria contínua do atendimento em saúde em Macaé. "O governo municipal não mede esforços para que Macaé seja uma referência em Saúde. O Observatório é mais uma conquista neste processo", afirma Michel.
 
O Observatório de Cuidados em Saúde fica na Cidade Universitária, Rua Aloísio da Silva Gomes, 50 – Granja dos Cavaleiros.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário