Macaé News
Cotação
RSS

População elege primeira mulher para a Câmara Municipal de Casimiro Abreu

Publicado em 18/11/2020 Editoria: Eleições 2020 sem comentários Comente! Imprimir


Fátima (PSD) conquistou 665 votos no último domingo, dia 15 de novembro, e foi a quinta pessoa mais votada para o legislativo

Fátima (PSD) conquistou 665 votos no último domingo, dia 15 de novembro, e foi a quinta pessoa mais votada para o legislativo

Os eleitores de Casimiro de Abreu garantiram um feito histórico na cidade. Pela primeira vez uma mulher foi eleita para um cargo político no município. Fátima (PSD) conquistou 665 votos no último domingo, dia 15 de novembro, e foi a quinta pessoa mais votada para o legislativo na cidade. Além de Fátima, mais oito vereadores vão compor o legislativo a partir de 2021 e o resultado apresentou uma renovação na Câmara Municipal, com apenas um vereador reeleito.

A Câmara Municipal de Casimiro de Abreu ficou assim composta para o mandato a partir de 2021: Marquinho da Vaca Mecânica (PDT) somou 1.526 votos; Carlos de Itamar (PDT) teve 766 votos; Tiago Magalhães (PDT) conquistou 753 votos; Wellington Santos (PRTB) garantiu 687 votos; Fátima (PSD) fez 665 votos, Vitor de Doca (PSD) teve 592 eleitores; Leo da Bomba (PRTB) obteve 549 votos; Pedro Gadelha (Cidadania) recebeu 464 votos e Marcelo Mota Bairro São João (Podemos) fez 445 votos.

Ao RJ News, a vereadora eleita Maria de Fátima Pereira Canêjo Francisco, ou simplesmente Fátima, de 57 anos, destacou que a participação da mulher na política é uma luta antiga de todas que acreditam que podem fazer a diferença. “Já estava passando da hora de termos uma representação legítima na Câmara Municipal de Casimiro de Abreu, após 61 anos. Podem ter certeza de que serei a porta-voz dos anseios das mulheres do nosso município e conto também com a colaboração de cada uma para fortalecer a nossa luta”.

A primeira vereadora eleita de Casimiro de Abreu ressaltou que seu potencial sempre foi cuidar e estar com as pessoas. “Essa continuará sendo a minha bandeira. O cuidado com a mulher, seja na saúde, no bem-estar e nas suas necessidades, terá uma atenção especial nos projetos que encaminharei e espero sensibilizar os meus colegas do legislativo. Inclusive quero incentivar a participação das mulheres na política, pois fui a primeira eleita e não quero ser a última. A maioria dos eleitores é mulher e isso não se reflete no percentual de ocupação no legislativo. Se depender de mim, na próxima eleição a bancada feminina será maior”, declarou.

Segundo Fátima, a campanha eleitoral de 2020 foi muito difícil e diferente. “Tivemos que nos adaptar por causa da pandemia, sem contato físico. Eu sou uma pessoa do acolhimento e do abraço, isso é coisa de mãe, e a pandemia restringiu esse contato. Mas o trabalho da minha equipe minimizou esse distanciamento e conseguimos chegar em cada cantinho da cidade”, revelou.

Ela afirmou que a sua votação foi bem expressiva, o que confirma a sua responsabilidade frente aos eleitores. Fátima disse que está preparada para encarar os desafios que encontrará. “Eu queria muito agradecer a minha equipe, aos eleitores que acreditaram em mim, pois sem eles eu não alcançaria essa conquista”, finalizou.

O segundo vereador mais votado em Casimiro de Abreu, Carlos de Itamar (PDT), participou pela primeira vez do processo eleitoral e obteve 766 votos. Ele afirmou que achou a votação bem expressiva. “Conseguimos alcançar cada canto da cidade e tivemos voto em todos os distritos. Foi uma campanha atípica, e isso já era previsto, devido ao medo da Covid-19”, observou.

O vereador eleito ressaltou que os desafios serão muitos, a começar pelos danos causados pela pandemia, como o desemprego, problema esse que os moradores de Casimiro de Abreu já enfrentavam. “Vai ser a nossa maior prioridade, gerar emprego para que os munícipes tenham autonomia. Faremos as melhoras necessárias para atrair empresas para o Casimiro de Abreu, pois acreditamos que um cidadão bem empregado e valorizado em seu setor de trabalho rende para si e para a cidade”, finalizou.

› FONTE: RJ News


sem comentários

Deixe o seu comentário