Macaé News
Cotação
RSS

INSG/Castelo participa do 5º Seminário de Sistemas Inteligentes de Transportes

Publicado em 29/05/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


INSG/Castelo participa do 5º Seminário de Sistemas Inteligentes de Transportes

O projeto “Pointe - Ponto de ônibus Inteligente”, de autoria de Lucas Peixoto dos Santos, aluno do Ensino Técnico do INSG/Castelo, foi apresentado no 5º Seminário de Sistemas Inteligentes de Transportes, realizado no Rio de Janeiro nos dias 28 e 29.

A apresentação foi feita pelo seu criador, Lucas Peixoto, e pelo professor orientador, Leonardo Veloso F. de Oliveira, ambos inseridos no Programa de Iniciação Científica da Educação Técnica do INSG/Castelo. Também participou do evento a coordenadora do Ensino Técnico da instituição, Scheila Abreu.

Alguns dos assuntos tratados no seminário foram: “Mobilidade Urbana - Desafios da Copa e Olimpíadas”; “Gestão, Operação e Fiscalização do Trânsito”; “Tecnologias para melhorar a mobilidade urbana”; e “Qualidade nos transportes urbanos - Menos carros nas ruas”.

Projeto Pointe – A iniciativa ganhou o terceiro lugar na categoria Engenharia na 12ª Febrace - Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), que aconteceu em março, em São Paulo.

O projeto visa à melhoria do serviço de transporte público, tendo como base a comunicação de modo sem fio entre passageiro e motorista. A alternativa é bem mais barata que a utilizada com GPS. Todo o projeto pretende melhorar a acessibilidade, pensando nas pessoas portadoras de deficiência visual; sustentabilidade, usando placas solares; e melhoria no trânsito, com a redução de paradas.
 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário