Macaé News
Cotação
RSS

Macaé ganha novo Centro de Especialidades Odontológicas

Publicado em 29/05/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Bruno Campos

Bruno Campos

O novo espaço do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Macaé foi inaugurado na noite desta quarta-feira (28). O atendimento para toda a população começa no dia 2 de junho (segunda-feira que vem), das 8h às 17h. Já o Pronto Socorro funcionará 24 horas com três dentistas clínicos nos plantões. A iniciativa, que visa ampliar o acesso da população aos serviços de odontologia especializados, é uma parceria entre a gestão municipal e o programa Brasil Sorridente, do governo Federal. 

O convênio possibilita o repasse de verbas federais para o Centro. A proposta é melhorar a qualidade dos serviços prestados, tanto em infraestrutura como em profissionais. O local, Rua Velho Campos, 566, Centro, dobrará o número de consultórios para o tratamento odontológico, de quatro (desde 2008) para oito, sendo cinco deles destinados ao tratamento especializado. A previsão é receber cerca de 60 pessoas diariamente em diversos serviços: atendimento a pessoas com deficiência, endodontia, periodontia, próteses, odontologia pediátrica (desde a primeira dentição) e clínica geral. 

O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, afirmou que o CEO representa um marco para a área de Saúde do município. “Neste espaço pretendemos fazer o justo para todos. Isso faz parte das ações que buscam o respeito pelo cidadão e uma cidade melhor para se viver e educar nossos filhos”, disse o prefeito. 

O representante do Ministério da Saúde, Edson Lucena, destacou que o Programa Brasil Sorridente integra a Política Nacional de Saúde Bucal, criado em 2004. Desde então, aproximadamente mil CEOs já foram instalados. “O CEO de Macaé faz parte da comemoração dos dez anos do programa. É difícil encontrar pelo Brasil essa estrutura, uma referência que beneficiará a saúde integral do usuário”, afirmou Lucena.

O novo CEO implantará o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, com uma sala específica para a identificação e saída de resíduo. O prédio conta ainda com laboratório de implantes para a confecção de próteses, sala de radiologia, central de esterilização e auditório com capacidade para cerca de 40 pessoas, que será utilizado para educação para saúde bucal e formação profissional continuada.

Para ter acesso aos serviços especializados, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve ser encaminhado por um dentista clínico de um dos cerca de vinte pontos de atendimento da rede municipal, como os postos de Estratégia de Saúde da Família e unidades de urgência. Em seguida, os pacientes passarão por uma triagem no CEO. As consultas para as especialidades podem ser agendadas por telefone, por meio dos números 2762-0539 e 2796-1364. O atendimento de pronto socorro não precisa ser agendado.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário