Macaé News
Cotação
RSS

Prefeitura de Macaé entrega nova escola Amcorin à comunidade da Ajuda de Baixo

Publicado em 30/10/2020 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


A Prefeitura de Macaé entregou à população a Escola Municipal de Educação Infantil Amparo e Cooperação à Razão Infantil (Emei Amcorin), no bairro Ajuda de Baixo, na manhã desta sexta-feira (30), e mostrou, na prática, que educação de qualidade se faz desde os primeiros passos. A aluna Geovana Bezerra, do Pré-II, de apenas 5 anos, já sabe ler e escrever e fez a leitura, em voz alta, na abertura do evento, de uma carta que escreveu homenageando a escola: “Quero dizer que estou muito feliz. Aqui aprendo com as tias e os amiguinhos. Obrigada, meu Deus, por esta escola”.

A solenidade de inauguração foi presidida pela secretária municipal de Educação, professora Leila Clemente, junto com o secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt. “Macaé é uma cidade que implementa políticas públicas voltadas, de fato, para a Educação de qualidade. É uma honra estar aqui inaugurando esta escola junto com vocês, acompanhando de perto este ciclo completo da educação pública que o município oferece aos seus cidadãos. Macaé passou pela crise econômica com investimentos na Educação, por isto tem um ensino público forte, gratuito e de qualidade para todos”, destacou Comte.

Após o desenlace da fita, os secretários descerraram a placa de inauguração que marca a história da escola e a sua importância para a comunidade da Ajuda. Na quinta (29), o secretário participou da inauguração, junto com o prefeito Dr. Aluízio, da Escola Municipal Professora Elisabete de Azevedo Dias Brandão, no Bairro Lagomar, para atender cerca de 800 alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental. Também no Lagomar, o município está construindo, em parceria com o Estado, a terceira escola de Ensino Fundamental (segundo segmento) e Ensino Médio, com mais 20 salas de aula e três salas de artes e laboratórios.

O secretário Comte Bittencourt disse que o convênio para o funcionamento da nova escola no Lagomar está formalizado e o prédio já é de domínio da prefeitura para o espaço compartilhado. No turno da manhã funcionará o Ensino Médio, ofertado pelo Estado; à tarde, o Ensino Fundamental, pelo município; e à noite, município e estado trabalharão juntos no Núcleo de Ensino de Jovens e Adultos (Neja). “Macaé é um dos municípios que saem na frente para a Educação pública como é a tendência de acontecer em todo o Brasil, com um sistema único, como já dizia o mestre Darcy Ribeiro, de que o espírito tem de ser de colaboração entre todos os entes para uma educação de qualidade”, observou Comte.

O secretário acrescentou que ter uma escola dentro dos bairros, perto de suas casas, é fator fundamental para uma educação de qualidade, principalmente, porque facilita a vida das mães, ainda mais uma escola de Educação Infantil, a primeira etapa para a Educação Básica. “As mães, as mulheres, são as responsáveis principais pela educação dos filhos. Elas estão cumprindo muito bem o seu papel neste momento de ensino remoto orientando os estudos das crianças, apesar de nem todos os alunos terem acesso às escolas virtuais. Ele enfatizou que o ensino remoto está necessário, porém, a mediação do professor em sala de aula presencial é fundamental e insubstituível.

A solenidade foi reservada e contou com a presença de poucas pessoas, entre educadores, pais e alunos, devido ao momento da pandemia do coronavíus, e todos seguiram o protocolo das organizações de Saúde, bem como o uso de máscara.

A inauguração da nova unidade significa a consolidação do objetivo do município de assegurar atendimento aos alunos no bairro em que moram e, dessa forma, contribuir, ainda, para reduzir os riscos de invasão e arrombamentos nas unidades escolares, uma vez que tendo a escola perto de casa os próprios moradores cuidam do espaço. “Esta escola representa para a comunidade uma história de vidas e pertence aos moradores da Ajuda, este bairro tão importante para a nossa Macaé”, destacou a secretária de Educação.

Participaram da inauguração, também, a secretária municipal adjunta de Educação Básica, Michelle Macedo; a superintendente de Educação Infantil, Mariana Duarte; a diretora geral da escola, professora Lidian da Silva Jordão; a diretora adjunta, professora Adriana Dantas Sparrapan; e Pierre Maciel Ribeiro, um dos fundadores da Casa do Caminho onde começou a história da escola.

Conheça a Escola Amcorin

Construída em amplo espaço, com capacidade para receber até 350 crianças, entre 2 e 5 anos de idade, a Escola Amcorin tem 8 salas de aula, 4 salas de descanso, um ateliê, uma sala de leitura, um pátio interno coberto, um pátio externo, uma sala de estudos e planejamento para professores, um espaço para educadores, uma sala de acolhimento, além da sala da direção, secretaria, banheiros infantis, solários, cozinha, refeitório, área de serviço e jardim. A unidade conta, ainda, com um anfiteatro e playground para estimular o lazer e cultura das crianças. Inicialmente, o atendimento será em horário parcial e já tem 177 alunos matriculados, informou a diretora.

A escola foi instituída em 2004, pela Lei 2.464, e começou a partir do projeto Amcora, da Casa do Caminho, uma ONG que realiza trabalhos sociais para a comunidade e está localizada no bairro da Ajuda de Baixo.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário