Macaé News
Cotação
RSS

Processo seletivo para residência médica abre inscrições dia 09/11 em Macaé

Publicado em 24/10/2020 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, para preenchimento de vagas do Programa de Residência Médica de Macaé ano 2021, estarão abertas entre os dias 09 e 23 de novembro. O processo seletivo está a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior. O edital completo e o manual do candidato estão disponíveis no portal da prefeitura de Macaé: www.macae.rj.gov.br.

O processo seletivo destina-se ao preenchimento de 21 vagas para médicos residentes. São oito vagas para clínica médica, cinco vagas para pediatria, duas vagas para cirurgia geral (3 anos), três vagas para pré-requisito para área cirúrgica básica (2 anos), duas vagas para ginecologia e obstetrícia (3 anos), e uma vaga para cirurgia vascular. A carga horária será de 60 horas semanais.

Podem concorrer candidatos brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros. O candidato estrangeiro deverá ter visto permanente ou visto temporário de estudante obtido perante o Consulado do Brasil em seu país e o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras).

Como se inscrever

As inscrições serão somente pela internet, no portal da prefeitura de Macaé (http://www.macae.rj.gov.br). No ato da inscrição, o candidato deverá atender às exigências contidas no edital, preenchendo corretamente o cadastro eletrônico que constará de declaração de inteiro conhecimento e aceitação das normas e exigências estabelecidas, sob pena de nulidade.

A organização sugere que o candidato deverá tomar conhecimento de todos os requisitos e condições exigidas para o Processo Seletivo Simplificado antes de efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

Taxa de inscrição

A confirmação da inscrição do candidato está condicionada ao pagamento de uma taxa de R$ 300, que deverá ser paga, preferencialmente, em qualquer agência do banco Itaú por meio de boleto preenchido com os dados do candidato a ser gerado ao final da inscrição. O pagamento da inscrição poderá ser feito até o dia 25 de novembro.

Isenção da taxa de inscrição

Os pedidos de isenção da taxa de inscrição deverão ser realizados, impreterivelmente, no dia 20 de novembro, das 10h às 15h na secretaria acadêmica da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, no terceiro andar, localizada na Avenida Aloísio da Silva Gomes, 50 – Granja dos Cavaleiros, Macaé. O resultado da análise da solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição será publicado no dia 23 de novembro, no portal da prefeitura de Macaé.

E-mail para tirar dúvidas

O candidato que apresentar dúvidas relacionadas às inscrições poderá enviar e-mail para residenciamedicamacaerj@gmail.com, informando o CPF, o nome do candidato e o telefone de contato, com a descrição da dúvida e aguardar o retorno da Comissão de Organização do Processo Seletivo.

Prova será em dezembro

A prova objetiva será aplicada no dia 06 de dezembro. Para as especialidades clínica médica, pediatria, pré-requisito em área cirúrgica básica, cirurgia
geral, ginecologia e obstetrícia, no horário de 8h às 12h. Para a especialidade de cirurgia vascular, a prova será aplicada 8h às 11h. Os candidatos deverão se apresentar no local de realização da prova com antecedência mínima de uma hora. Só será permitida a entrada até às 7h50.

Protocolos de segurança

Considerando a pandemia do Covid-19 e seguindo os protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS), para realização do certame serão disponibilizados álcool gel e máscaras. Será efetuada medição de temperatura e marcação no chão para filas de entrada e saída. Os fiscais deverão estar munidos dos insumos e EPIs necessários, cumprindo o protocolo recomendado.

O que é residência médica?

A residência médica constitui modalidade de Ensino de Pós-Graduação, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, regulamentada pela Lei nº 6.932/81, e pelas Resoluções da Comissão Nacional de Residência Médica da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (CNRM/SESu/MEC).

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário