Macaé News
Cotação
RSS

Nova Holanda, Nova Esperança e Ajuda de cara nova com Macaé Melhor

Publicado em 27/05/2014 Editoria: Obras sem comentários Comente! Imprimir


Ana Chaffin

Ana Chaffin

As obras do Projeto Macaé Melhor estão levando urbanização para Nova Holanda, Nova Esperança e Complexo da Ajuda.   Os trabalhos envolvem instalação das redes de drenagem de águas pluviais e esgotamento sanitário, pavimentação de ruas e estão transformando essas áreas, dando novos ares para os moradores dessa região da cidade. As melhorias são fruto da parceria entre a prefeitura e o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades. A previsão para finalização de toda a obra é o segundo semestre de 2015.

 A subsecretaria de Habitação, Alessandra Aguiar, explica que as transformações não acontecem em algumas ruas ou pequenos espaços, mas no todo, produzindo um novo bairro, oferecendo aos moradores melhor qualidade de vida num local onde as pessoas se sintam inseridas e tenham orgulho de viver.

 - Estamos na comunidade ouvindo dos moradores as melhorias que eles querem para o lugar onde vivem. Essas áreas recebem ainda, do governo do Estado, o projeto de pacificação, que vai contribuir neste processo de transformação social, afirma Alessandra, acrescentando que além da urbanização, os locais receberão melhorias como parques, áreas de lazer, creches, Centros de Referência, escolas e unidades de saúde.

As obras começaram em julho de 2013 e são financiadas pelo Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social. O valor total dos investimentos é de R$ 77 milhões. O projeto de urbanização faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e incluem ainda construção de minivila olímpica, escola, creche, área de lazer, unidade básica de saúde, abastecimento de água e construção de unidades habitacionais para atender a moradores de áreas de risco.

Cidade se destaca com obras dos piscinões

Para solucionar os problemas de alagamento em ocasião de chuvas mais fortes, estão sendo construídos três piscinões para onde serão direcionadas as redes de drenagem. Um dos piscinões está localizado dentro da Nova Esperança e as obras já estão adiantadas. O outro está sendo construído na Nova Holanda, próximo ao CIEP Nova Holanda, e o terceiro será instalado próximo à ponte na Rua Medeiros.

De acordo com Alessandra, com a utilização dos piscinões para captar todo o sistema de drenagem pluvial dos bairros, Macaé se destaca como o primeiro município do Estado a realizar obra de drenagem com criação desses piscinões.

 O primeiro dos três piscinões programados para o bairro recebe a concretagem da estrutura e possui 25 metros de largura, 45 metros de comprimento e 3,30 metros de altura. A área vai acumular três milhões de litros de água da chuva e bombear dois milhões de litros, que serão escoados para o Rio Macaé. O segundo piscinão terá a mesma estrutura do primeiro. Já o terceiro, ocupará uma área de 21,50 metros de largura, 21,50 metros de comprimento e 3,50 metros de altura.

Macaé Melhor


O  Projeto Macaé Melhor tem como um dos objetivos solucionar um passivo de muitos anos na área habitacional. De acordo com dados do IBGE, Macaé tem um déficit de cerca de 4000 unidades habitacionais. Estão sendo construídas 494 unidades habitacionais na Nova Esperança e 128 no Complexo da Ajuda, que vão atender a pessoas que hoje residem em áreas de risco. Também no Complexo da Ajuda, através do Projeto Minha Casa Minha Vida, estão sendo erguidas 2.208 unidades.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: