Macaé News
Cotação
RSS

BRK Ambiental conquista prêmio de inovação pelo segundo ano consecutivo

Publicado em 21/09/2020 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Empresa é reconhecida por investir em projetos que modernizam e transformam a prestação de serviços de saneamento

A BRK Ambiental, maior empresa privada do setor de saneamento básico do Brasil, recebeu o Prêmio Valor Inovação Brasil 2020 na categoria Infraestrutura pelo segundo ano consecutivo. O reconhecimento nacional pelo desenvolvimento de projetos sustentáveis e de alta eficiência no fornecimento de água e tratamento de esgoto no Brasil foi realizado em cerimônia virtual realizada na última semana.

Os projetos apresentados pela empresa para a premiação visam tornar os processos mais eficientes e guiados pela sustentabilidade, por meio de tecnologias que atuam em diferentes etapas do fornecimento de água e tratamento de esgoto.

- A inovação está diretamente relacionada aos nossos valores, mas os seus benefícios extrapolam a companhia, ao impulsionarem o desenvolvimento econômico da sociedade. O setor de saneamento, contribui para uma gestão cada vez mais sustentável dos recursos naturais - disse Teresa Vernaglia, CEO da BRK Ambiental.

Inovações BRK Ambiental

Para otimizar e elevar a capacidade de tratamento de efluentes de suas Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs), a BRK Ambiental identificou uma tecnologia inovadora: a Infusão de Gás. Com esta tecnologia, os esgotos são superaerados pela substituição de gases como nitrogênio e dióxido de carbono dissolvidos por oxigênio, condição que permite garantir um efluente de alta qualidade. Ao empregar esta tecnologia, obtém-se um menor consumo energético e, consequentemente, menores custos operacionais nas ETEs. Além disso, o aumento da eficiência dos processos permite a ampliação da capacidade de tratamento da ETE, sem necessidade de novas construções.

Outro projeto apresentado foi uma solução para a secagem e reutilização de lodo gerado no processo de tratamento de esgoto. Com o projeto, em vez de descartar o lodo em aterros sanitários licenciados para este fim, o resíduo gerado poderá ser destinado para a produção de adubo orgânico ou como combustível para caldeiras ou fornos de cimenteiras.

Já o projeto de inovação Sistemas Aerados Unifamiliares de tratamentos de esgoto doméstico para residências e pequenos estabelecimentos, com tratamento aeróbio e desinfecção do efluente tratado, permitem eficiências acima de 90% de remoção de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), possibilitando o reúso para fins não potáveis (irrigação de jardins, vasos sanitários, etc.) e gerando economia no uso de água. Os Sistemas Unifamiliares contam com preço competitivo, instalação fácil e manutenção mínima, reduzindo os problemas operacionais em comparação às fossas

Para garantir uma maior automatização dos processos de controle e de qualidade da água foi desenvolvido o projeto Qualidade 4.0. Por meio deste processo, o controle dos dados obtidos a partir da coleta de água e da análise laboratorial é totalmente automatizado. Isso evita eventuais falhas no levantamento e na consolidação dos dados, que eram feitos, até então, manualmente por operadores. Algumas destas rotinas devem acontecer no mínimo a cada duas horas e precisam ser realizadas em 100% das ETAs. Assim, em caráter inovador, a companhia realiza ações preventivas que possam minimizar ou até mesmo evitar fatos adversos.

A empresa conta ainda com o novo Aplicativo de Recadastramento, no qual o agente pode incluir os dados cadastrais em campo. Também é possível adicionar fotos no sistema, por exemplo, de hidrômetros e vazamentos. Assim que o agente conclui o lote, as informações são enviadas à Aplicação Web praticamente em tempo real. Tal tecnologia permite o aumento de 30% da eficiência em campo, bem como do tempo gasto em atividades operacionais, além de diminuir resíduos de papel e trazer mais segurança cadastral.

O trabalho com startups também é um elemento da estratégia de inovação. Em parceria com a organização canadense WIL – Water Innovation Lab e o C.E.S.A.R, um dos mais prestigiosos centros privados de inovação, sediado no parque tecnológico Porto Digital do Recife (PE), a BRK estimula a inovação entre jovens empreendedores e desenvolve startups focadas em desafios reais da empresa. Com especial destaque para duas startups lideradas por mulheres, sendo uma delas focada na secagem e tratamento eficiente do lodo e outra usando tecnologia e drones para otimizar a atualização cadastral de empresas do setor de utilities.

- Este prêmio é uma conquista de toda a empresa. Acreditamos que ideias e práticas inovadoras devem ser estimuladas em todos os funcionários, independentemente do nível hierárquico ou função desempenhada, para garantir o aprimoramento dos serviços prestados - finalizou Teresa.

Valor Inovação

“Competências do Futuro”. Este foi o tema da pesquisa deste ano, que avaliou os cinco pilares da cadeia de inovação das empresas: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos, avaliação do mercado e geração de conhecimento.  O Prêmio Valor Inovação Brasil é uma parceria entre a consultoria Strategy & e o jornal Valor Econômico, com apoio da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).

› FONTE: Ascom BRK


sem comentários

Deixe o seu comentário