Macaé News
Cotação
RSS

Estudo do TCE destaca site da Prefeitura de Rio das Ostras entre os mais eficientes

Publicado em 26/05/2014 Editoria: Cotidiano sem comentários Comente! Imprimir


Levantamento avaliou sites das cidades fluminenses e município foi o mais bem classificado da Região

O Tribunal de Contas do Estado- TCE divulgou o resultado do estudo realizado em 2013, que avalia diferentes aspectos socioeconômicos das cidades fluminenses. No que diz respeito aos portais oficiais de internet, a Prefeitura de Rio das Ostras apresentou os melhores índices da Região, com maior oferta de serviços, notícias e interatividade.

O website do Município, gerido pela Secretaria de Comunicação Social, foi o primeiro colocado da Região no quesito Interatividade e um dos cinco do Estado a oferecer informações sobre 100% dos temas considerados relevantes pela instituição.

Segundo o TCE, “em relação aos 37 quesitos resultantes da soma do estágio informativo e do interativo, a maioria dos 80 municípios analisados teve um desempenho sofrível. Foram identificados somente cinco sítios com aproveitamento superior a 70%: Volta Redonda, Petrópolis, Angra dos Reis, Rio das Ostras e Macaé mostraram bom desempenho”, descreveu o relatório.

Em relação às informações básicas, o TCE avalia o Portal de Rio das Ostras como completo, incluindo temas como história e geografia do Município, finanças, dados de saúde e educação, infraestrutura, trabalho e emprego, Plano Diretor, entre outros assuntos.

No quesito interatividade, o site de Rio das Ostras foi o melhor na região. O desempenho diferenciado do município se dá pela oferta de serviços online, como solicitação de guias de IPTU, ISS, ITBI, acompanhamento de processos, de licitações, cadastro de fornecedores, banco de empregos e Fale Conosco.

O serviço de Fale Conosco é um dos mais requisitados por meio do website. Em 2013, foram recebidos 8.901 e-mails, uma média mensal de 742 mensagens. O número de e-mails respondidos mensalmente é 25% superior ao registrado em 2012. Para agilizar o atendimento, boa parte dos questionamentos ou solicitações é respondida pela Secretaria de Comunicação, com base em informações dos demais órgãos municipais. Demandas específicas são encaminhadas às secretarias responsáveis para retorno ao cidadão.

Segundo o webmaster responsável pelo Portal e coordenador do departamento de Internet da Secretaria de Comunicação Social, Ícaro Olegário, além do Fale Conosco, os serviços mais procurados são as publicações do Jornal Oficial, oportunidades no Banco de Emprego, informações turísticas e notícias sobre a cidade. 

“ A cada dia o Portal vem se posicionando como uma das principais ferramentas de comunicação entre o poder público, munícipes, turistas e entidades de diferentes setores da sociedade. Prova disso são os números: só em 2014 o portal já registrou mais de 1 milhão e 200 mil acessos, sendo 20% deles por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. O Jornal Oficial, por exemplo, alcançou 120 mil downloads”, destaca Ícaro. 

A pesquisa também analisou os sítios municipais a partir de cinco transações on-line. Mais uma vez o Portal de Rio das Ostras se destacou entre as cidades da Baixada Litorânea, sendo o único a oferecer três, das transações propostas. Pelo site da Prefeitura é possível obter certidão negativa de débito, realizar matrícula escolar on-line e obter a Nota Fiscal Eletrônica (NFe). 

NOVIDADES - Um novo projeto de Portal da Prefeitura de Rio das Ostras está sendo desenvolvido, com a inserção de mais serviços e acesso facilitado a partir dos dispositivos móveis. A versão atualizada do website também vai promover maior integração entre as redes sociais como forma de ampliar os canais de comunicação com a comunidade.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário