Macaé News
Cotação
RSS

Documentário "A Lava Jato Entre Quatro Paredes" estreia na próxima terça-feira

Publicado em 20/09/2020 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Na próxima terça-feira, 22, às 19h, será lançado o documentário "A Lava Jato Entre Quatro Paredes". O vídeo, que mistura vídeo-ensaio e análise histórica será exibido em quatro partes de 1 hora cada, através do canal Normose no Youtube. O público também poderá assistir, através do canal, entrevistas com jornalista e diretor do The Intercept, Leandro Demori, e o advogado Thiago Anástácio, que hoje integra “O grande debate” da CNN, além de alguns podcasts extras.

A ideia de criar o documentário surgiu da diretoria do Sindipetro-NF, há cerca de um ano. O diretor Tadeu Porto foi o responsável por entrar em contato com o canal Normose, que possui uma linguagem nova.

O que até então seria um pequeno vídeo, se tornou um documentário quando os participantes entenderam que seria importante colocar a Lava Jato enquanto consequência da nossa história e não um ponto fora da curva que pode salvar o país. Por isso, o vídeo vai muito além do contexto básico da operação e busca mostrar o contexto geral que tem no entorno do ocorrido.

"O processo produtivo da série documental foi complexo. Isso por que, não começou para ser uma série, tampouco um documentário, mas apenas um vídeo histórico sobre a Operação Lava Jato. Porém, ao me debruçar na pesquisa de rotina, percebi que havia muito mais a ser trabalhado. Deste modo, consegui abordar a Lava Jato não apenas do ponto de vista da operação – mas da geopolítica internacional do petróleo. É a partir daí que começam as discussões sobre a operação e todos seus casos mais emblemáticos como a delação de Paulo Roberto Costa, o vazamento de áudios no impeachment, o caso Tacla Duran, a Vaza Jato e as recentes revelações das parcerias entre Lava Jato e FBI", explicou o produtor da série, que preferiu ficar no anonimato.

A expectativa do projeto é fazer com que o espectador entenda o contexto geral do tema. "A ideia é aproximar o espectador do “Universo da Operação Lava Jato”, uma vez que apesar de ser bastante conhecido por todos, seus detalhes, aprofundamentos e sobretudo desvios jurídicos nunca são abordados de maneira didática. Essa é a intenção de minha série", finalizou o produtor.

› FONTE: RJ News


sem comentários

Deixe o seu comentário