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Laboratório e Museu de Matemática celebram um ano de criação

Publicado em 10/09/2020 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


O Laboratório de Educação Matemática de Macaé Professora Ana Kaleff e o Museu Interativo Inclusivo de Educação Matemática (Lemak/Lemi), oportunidade de levar a todos a ciência da Matemática, considerada a linguagem da vida, completa um ano de criação, nesta quinta-feira (10). A importância é tanta que, ano passado, com apenas três meses de inauguração, receberam a visita de 1.309 alunos de 35 escolas de nove municípios do estado, vindos do Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, São João da Barra, Rio das Ostras, Cabo Frio, Conceição de Macabu e São Francisco de Itabapoana, além de Macaé.

Em março deste ano, os espaços trouxeram ao município um dos matemáticos mais importantes do país: Celso Costa, autor da descoberta, em 1982, da “Superfície Costa”, ferramenta que dá mais rigor às provas de teoremas e era um problema matemático que estava aberto há 206 anos.

Todo esse trabalho é ofertado gratuitamente a todos. O projeto foi idealizado e inaugurado em parceria da Secretaria Municipal de Educação/Secretaria Adjunta de Ensino Superior, Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) e Universidade Federal Fluminense (UFF). Com as atividades presenciais suspensas por conta da pandemia do coronavírus, Lemak/Lemi estão fazendo atividades remotas e criaram a página no Facebook (www.facebook.com/lemakmacae) e lives para falar sobre o projeto.

Um dos destaques virtuais foi a celebração pelo Dia Nacional da Matemática, em 6 de maio, instituído pela Lei Federal nº 12.835 de junho de 2013 em homenagem ao professor Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan.

Além de estudantes, outras pessoas visitaram o espaço ano passado passando de 1.500 o total de visitantes. O laboratório e museu funcionam no hall do prédio administrativo da Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.

Contribuição também na formação de professores

Em março foi realizada a Jornada do π: Música e Matemática para professores do Fundamental I e II e do Ensino Médio, Professor Orientador (PO) e Orientador Pedagógico (OP), como atividade complementar em parceria com o Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG) que oferece, gratuitamente, cursos de formação continuada a profissionais da Educação.

No Lemak/Lemi, os alunos encontram objetos de ilusão de ótica, curvas de nível, frações, teorema de Pitágoras e outros experimentos feitos com recursos didáticos manipulativos para o ensino de Matemática com vistas à inclusão, todos utilizando materiais reciclados e brinquedos adaptados. Há jogos sensoriais para deficientes visuais e outros que fazem parte da Educação Inclusiva, prioridade da Educação municipal.

› FONTE: Secom Macaé


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