Macaé News
Cotação
RSS

V Rio Leite Norte 2014 acontece em Conceição de Macabu/RJ

Publicado em 22/05/2014 Editoria: Cotidiano sem comentários Comente! Imprimir


Divulgação

Divulgação

 

Evento foi realizado na manhã desta quinta-feira (22), no Parque de Exposições Dr.Otto Guimarães Linhares

 

Produtores rurais, representantes da Emater do Estado do Rio de Janeiro, autoridades civil  e representantes dos governos Estadual e Municipal participaram, nesta quinta-feira (22), do V Rio Leite Norte 2014, que aconteceu no Parque de Exposições Dr. Otto Guimarães Linhares, em Conceição de Macabu/RJ.

O Rio Leite, programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro,  levou aos produtores as novas tecnologias visando o aumento da produção e a melhoria da qualidade do leite produzido no território fluminense.

O município foi escolhido para sediar o evento por ter grande potencial no setor. De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e da Emater Local, atualmente, Conceição de Macabu dispõe de 350 produtores inseridos no programa “Agricultura Familiar”. Ao todo, 900 famílias (média de 4 membros por família) vivem da agricultura, na cidade. Deste número, 280 são cooperados ativos e 400 propriedades são envolvidas com a produção leiteira.

“Para ter noção da importância do setor no município, de acordo com o IBGE, Macabu possui população rural  estimada de 2.874. Hoje o município produz cerca de 18 mil litros de leite, por dia. E movimenta, em média, R$ 800 à R$ 1 milhão, por mês. A realização desta edição do Rio Leite Norte, aqui em Macabu, veio fortalecer o setor na região e também permitiu a troca de experiências entre os participantes”, pontuou o secretário de Agricultura, Paulino Leal Cardoso.

O evento contou com cursos relacionados às ações de assistência técnica e extensão rural sobre a qualidade do leite; Manejo de dejetos orgânicos na recuperação de solos para produção de forrageira; Saúde do rebanho bovino leiteiro sob sistema orgânico de produção; Influência das práticas de ordenha sobre a qualidade do leite.

Na oportunidade, estiveram presentes o prefeito de Conceição de Macabu, Cláudio Linhares, o deputado Estadual, Christino Áureo, o secretário de Agricultura do Estado, Alberto Mofati, a Presidente da Emater/Rio, Stela Romano, entre outras lideranças.

O Rio Leite é um programa desenvolvido pelo Governo Federal, em parceria da Secretaria de Agricultura do Estado, por meio da Emater-Rio, da Embrapa Gado de Leite, com o apoio da  Prefeitura de Conceição de Macabu.

 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário