Macaé News
Cotação
RSS

Enem: CAp e Pré-Vestibular intensificam aulas remotas

Publicado em 10/07/2020 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Mais do que em anos anteriores, os estudantes devem ficar atentos para não perder o prazo das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e redobrar a disciplina nos estudos que acontecem remotamente. O Ministério da Educação (MEC) anunciou que as provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, as digitais – que acontecerão pela primeira vez – em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Preparar para o Enem virou missão quase impossível diante do momento de pandemia pelo coronavírus, mas, em Macaé, a Educação não para e o Colégio de Aplicação (CAp) e o Pré-Vestibular Social, ambos da prefeitura, estão desenvolvendo programas de estudos remotamente, desde quando as aulas presenciais foram suspensas. O planejamento agora é reformular as atividades, para quando os alunos voltarem do recesso escolar, que começa nesta sexta-feira (10). O CAp prepara os alunos do terceiro ano para o Enem e o Pré-Vest também atende a população que quer se preparar para um bom resultado no exame.

CAp e Pré-Vest acumulam resultados positivos no Enem todos os anos com índice alto de alunos aprovados para universidades públicas e privadas em várias partes do país. Por isto, seus gestores estão preocupados com a data muito em cima das provas em janeiro.

A diretora do CAp, Wanessa Leal, disse que a Educação remota não consegue transmitir todo o conhecimento necessário aos alunos para fazerem uma boa prova no Enem, portanto, um prazo mais elástico seria favorável neste momento. No entanto, como as novas datas das provas estão marcadas, o colégio, que já desenvolvia estudos remotos, trabalha em novo planejamento para a volta às aulas em agosto, quando os alunos retornam do recesso escolar, que começa nesta sexta-feira (10).

"Vamos ter um estudo completamente diferente para eles, mais intensificado, até que as aulas voltem presencialmente. Por enquanto, remotamente, a gente está vendo o que é possível fazer, com estudos mais de perto. Devemos formar grupos de estudos menores, com números reduzidos de alunos por grupo e professores responsáveis por cada grupo para intensificar nossos estudos remotamente. Não é o ideal porque nada se compara ao contato presencial com o professor, mas, diante desta pandemia não há outra forma de se fazer. O CAp se preocupa muito e tem feito o que é possível", destacou.

O coordenador do Pré-Vestibular Social, professor Reginaldo Moraes, também considera que, com o Enem acontecendo em janeiro, muitos alunos não estarão preparados, uma vez que os estudos estão sendo remotos e não têm o mesmo peso e resultado que as aulas presenciais.

"Todo este processo da pandemia está desmotivando a maior parcela dos alunos, que são jovens e desistiram de fazer o Enem", disse.

O Pré-Vest também trabalha com o ensino virtual e busca estratégias para atrair e incentivar os alunos a permanecerem firmes nos estudos a partir de métodos inovadores usados pelos professores nas aulas virtuais.

"Na verdade, tudo isso é novo, ninguém estava preparado para utilizar esse tipo de prática educacional. Estamos aprendendo a cada dia, juntos", concluiu.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário