Macaé News
Cotação
RSS

CMI iniciará semestre em agosto sem novas vagas

Publicado em 09/07/2020 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


A Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior (Semaes), vinculada à Secretaria Municipal de Educação, informou, nesta quinta-feira (9), por meio de comunicado, que o Centro Municipal de Idiomas (CMI) será mantido com os alunos já matriculados e que não haverá abertura de matrículas novas no próximo semestre que inicia em agosto. Os alunos matriculados que participam das atividades remotas, que obtiverem aprovação mínima e que desejarem continuar estudando no CMI terão a sua matrícula renovada automaticamente, permanecendo no mesmo módulo no segundo semestre letivo deste ano com início previsto para 3 de agosto.

De acordo ainda com o comunicado da Semaes, as aulas remotas estão mantidas e todo o planejamento virtual foi elaborado considerando os Decretos Municipais editados até o momento, que dispõem sobre a adoção de medidas preventivas para evitar a disseminação do coronavírus, classificando o município de Macaé em situação de estado de calamidade pública.

Ainda conforme o documento da secretaria, as normas e procedimentos para o funcionamento do CMI por meio de atividades pedagógicas não presenciais, em caráter de excepcionalidade e temporalidade, no período de isolamento social, devido à situação de emergência em saúde pública por conta da pandemia de COVID-19, também foram estabelecidos com base na Declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 11 de março de 2020, que recomendou o isolamento e tratamento dos casos identificados, testes massivos e distanciamento social.

O comunicado traz, também, as orientações sobre as aulas virtuais e trancamento de matrícula, conforme explicação abaixo:

Aulas virtuais

As aulas virtuais do Centro de Idiomas se darão uma vez por semana, nos horários e dias previamente combinados com os professores, utilizando as plataformas do Google Meet e/ou Zoom. Com relação aos livros didáticos, continuarão sendo usados como ferramenta principal de cada aluno e as avaliações serão feitas remotamente em dias e horários também pré-determinados pelos professores.
Trancamento

Os alunos que quiserem trancar a matrícula deverão informar aos seus professores nos respectivos grupos de WatsApp que participam e os mesmos realizarão esse trancamento junto à Superintendência Acadêmica, da Secretaria de Ensino Superior. Nesse caso, um responsável da secretaria manterá contato telefônico com os pais desses alunos, que por ventura tenham demonstrado interesse no trancamento, para validar a informação e esse aluno não perder a sua vaga.

O CMI oferece, gratuitamente, cursos de inglês e espanhol, e atende, prioritariamente, alunos da rede pública de ensino do município, de 12 a 18 anos. Existe desde 2010 e, nesse período, já atendeu quase três mil alunos, com média de 300 por ano. As aulas são presenciais, na sua sede, na Cidade Universitária, mas estão suspensas por conta da pandemia. 

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário