Macaé News
Cotação
RSS

HPM faz captação de órgãos

Publicado em 07/07/2020 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Foi realizada nesta terça-feira (07) mais uma captação de órgãos do Hospital Público Municipal de Macaé (HPM). O doador é um homem de 44 anos, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVC).  O procedimento foi realizado por meio da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), em parceria com o Programa Estadual de Transplante. Foram captados os rins do paciente e levados para o Rio de Janeiro, onde serão transplantados. 

As profissionais que atuam na CIHDOTT lembram que, após a realização de vários testes e exames no paciente, inclusive o eletroencefalograma, é confirmada a morte encefálica. A família é comunicada e autoriza a doação dos órgãos. O hospital faz a comunicação a Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO).

De acordo com os profissionais, a família foi muito compreensiva e fez questão da doação. “Eles ajudaram pessoas que estão precisando de um novo rim para ter uma vida normal”, comentaram os especialistas da área da saúde.

Em 2019, de 13 notificações de morte encefálica, quatro famílias doaram os órgãos. Para ser um doador de órgãos, basta avisar aos parentes mais próximos, já que o procedimento só é realizado no Brasil mediante autorização familiar. Os órgãos que podem ser doados por pessoas mortas são córnea, rim, fígado, coração, pulmão, pâncreas e fêmur. 

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário