Macaé News
Cotação
RSS

Boletim 020 - Casos de Covid-19 aumentam 175% na semana passada após testagem em massa em Macaé

Publicado em 29/06/2020 Editoria: Coronavírus sem comentários Comente! Imprimir


Macaé foi o primeiro município da região a iniciar, em 17 de junho, a testagem em massa da população. Na última semana, entre 21 e 27 de junho, o número de casos confirmados do novo coronavírus aumentou 175%. Foram 652 pacientes diagnosticados no período, enquanto na semana anterior foram 237. Os dados fazem parte do levantamento semanal do Painel Covid-19 Norte e Noroeste Fluminense.

A disparada no índice mostra que existe uma grande quantidade de pessoas infectadas que, pelo método de testagem adotada na maioria das cidades, não são diagnosticadas normalmente, o que representa uma subnotificação em massa. A testagem de um grande número de pacientes depende, na maioria das vezes, da disponibilidade dos exames no mercado e também da condição financeira do município ou de eventuais parcerias com a iniciativa privada.

Macaé vinha de duas semanas seguidas com queda na quantidade de casos confirmados semanalmente. O pico anterior da doença foi registrado entre 31 de maio e 06 de junho, com 389 diagnósticos. Entre os dias 07 e 13 de junho, o número passou para 294 e, entre 14 e 20 de junho, para 237.

A última semana teve 263 casos de Covid-19 a mais do que o pico registrado anteriormente. Somente na sexta-feira (26), foram contabilizados 243 novos infectados, o que supera o total da semana anterior inteira, entre os dias 14 e 20, quando foram confirmados 237 diagnósticos.

A testagem em massa faz os números crescerem substancialmente, mas, segundo especialistas, é a melhor maneira de mapear e traçar estratégias mais efetivas para controlar a pandemia.

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário