Macaé News
Cotação
RSS

Escolas preparam Plano de Ações Pedagógicas

Publicado em 25/06/2020 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


A Secretaria Municipal de Educação recebe até amanhã, sexta-feira (26), o plano de ação pedagógico das escolas municipais, encaminhado pelos diretores. O documento deve ser elaborado, executado e acompanhado pela equipe gestora e técnica dos espaços escolares. Serão apresentadas estratégias pedagógicas já feitas e propostas para serem realizadas, considerando a necessidade de instituir normas e procedimentos para o funcionamento do Sistema Municipal de Ensino devido à suspensão das aulas em função da pandemia de Covid-19. Após o recebimento, a Secretaria de Educação enviará o material para análise e validação do Conselho Municipal de Educação.

O plano de ação está previsto na Instrução Normativa nº 01/2020, que instruiu nos parágrafos do artigo 1º, procedimentos para o período de pandemia com objetivo de manutenção do vínculo afetivo e desenvolvimento do ensino aprendizagem, visando à continuidade da rotina de estudos e a permanência do aluno na escola. O material deve ser enviado para o endereço eletrônico planodeacaosemed2020@gmail.com.

O plano de ação deve abranger cronograma de ações pedagógicas e atividades não presenciais utilizadas pelos professores para interação com os alunos, por meio de livros didáticos e paradidáticos, apostilas e/ou atividades impressas e/ou digitais, plataformas virtuais, como o blog www.educacaonaopara.com, estudos dirigidos, correio eletrônico, redes sociais, videoaulas, audiochamadas, videochamadas, e outras similares.

Segundo a Superintendente de Educação Infantil, Mariana Duarte, o plano de ação é fundamental para definir estratégias pedagógicas e administrativas, além de orientação aos pais e sugestões de atividades em casa. Já Balade Aref, Superintendente de Ensino Fundamental, frisa que o documento se volta para a organização de estudos não presenciais, baseado em planejamento, estratégia, inovação e trabalho cooperativo. “São nove etapas comuns para todas as unidades escolares, mas o conteúdo será único, pois será desenvolvido por cada escola”, ressalta.

A recomendação para a Educação Infantil é que todos os materiais elaborados pelos educadores deverão ser estruturados a partir dos eixos, interações e brincadeiras, conforme preconiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil . Quanto ao o Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (Eja) ,as atividades elaboradas, deverão estar de acordo o Caderno de Orientação Curricular (COC), planejamento do professor, Projeto Político Pedagógico e o Plano de Ação da unidade escolar. Já as ações para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) devem ocorrer através da mobilização dos professores , em articulação com as famílias e com adequação dos materiais.

A Secretaria Municipal de Educação poderá, a qualquer tempo, expedir novas orientações, visando garantir a efetividade da implantação do estudo com atividades não presenciais com a participação do órgão colegiado escolar. Vale lembrar, que o Conselho Municipal de Educação  através do parecer nº. 01/2020, de 05/05/2020, emitiu opinião favorável quanto às atividades e ações não presenciais, em consonância às diretrizes do Conselho Nacional de Educação, disponibilizado no endereço eletrônico http://www.macae.rj.gov.br/semed/conteudo/titulo/conselho-municipal-de-educacao.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário