RJ NEWS ONLINE
Cotação
RSS

Rio das Ostras promove II Encontro da Cidade com a Ciência

Publicado em 22/05/2014 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Divulgação

Divulgação

Unidade do Ciência Móvel  da Fiocruz leva jogos e atividades interativas para público

A Ciência está presente na vida de todos, das atividades mais simples à cura de doenças que afligem a humanidade e novas tecnologias para o desenvolvimento. Preocupado com esta questão, a Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, promove o II Encontro da Cidade com a Ciência nos dias 22 e 23 de maio.

A iniciativa, que visa discutir a Ciência como parte integrante do cotidiano, traz para o Município o projeto “Ciência Móvel” da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), unidade com jogos e atividades interativas.

A cerimônia de abertura do Encontro acontece nesta quinta, dia 22, às 9h, na Câmara dos Vereadores. Na ocasião, será ministrada a palestra “Sabedoria e conquistas para o desenvolvimento da Humanidade”, com o conferencista José de Augusto Abreu Aguiar, ex-secretário de Educação de Macaé e assessor pedagógico do Instituto Nossa Senhora da Glória da Unidade de Macaé, que falará para representantes de movimentos organizados e alunos do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (IMERO) e do Colégio Jacintho Xavier Martins.

Na sexta-feira, dia 23, também na Câmara Municipal, às 17h, está prevista Mesa-Redonda de debates para a criação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, com os temas “Participação e Controle Social”, com o coordenador do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rio das Ostras, Renê Dutra; “A função dos Conselhos Municipais”, da professora Ivânia Ribeiro; e “Rio das Ostras e a Iniciação Científica - PROINPE”, com a subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rio das Ostras, Nelma Ferreira.   

Na programação do II Encontro da Cidade com a Ciência também estão previstas atividades científicas interativas no Ginásio Poliesportivo Benedito Zarour, no Jardim Mariléa, dia 22, das 8h30 às 20h, e dia 23, das 8h30 às 16h.

“Durante o Encontro queremos que as pessoas pensem e percebam a Ciência em suas vidas. Tudo é Ciência e Tecnologia. Teremos jogos, cenas teatrais e exposições e a unidade do Ciência Móvel, da Fundação Oswaldo Cruz. Será muito bom para nossos estudantes e para toda população”, destacou a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eronei Leite. 


CIÊNCIA MÓVEL –  Nos dias 22 e 23 os participantes terão a oportunidade de conhecer o projeto “Ciência Móvel” do Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), museu itinerante que viaja em um caminhão e leva exposições, jogos, atividades interativas, multimídias e outras ações para diversas cidades da região Sudeste. Em Rio das Ostras, a unidade irá receber alunos das redes públicas municipal e estadual e de escolas particulares.  

Além de promover a divulgação científica, a unidade móvel aproxima a Ciência do cotidiano dos visitantes, oferecendo um espaço de descobertas e encantamento ao público. Seus temas centrais são a Vida e sua diversidade, a promoção da Saúde e a intervenção do homem sobre a Vida e o Ambiente em nossa sociedade.

O projeto carrega, ainda, um componente artístico como sua nova atração: esquetes com a Companhia Teatral Ziripitó. Nascida no Rio de Janeiro em 2009, a companhia apresenta linguagem inovadora, sempre com foco na cultura brasileira.

SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – O Encontro também servirá como preparação para a “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2014”, que acontece entre 13 a 19 de outubro, e tem como tema principal  “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”. Em todo o País, serão estimuladas atividades de divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao assunto. 

Rio das Ostras também participa destas atividades com o Prêmio Rio das Ostras de Incentivo à Pesquisa - PROINPE, estimulando professores e pesquisadores do Município ao premiar os melhores trabalhos apresentados.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário