Macaé News
Cotação
RSS

Rio das Ostras promove encontro com rede hoteleira sobre práticas sanitárias

Publicado em 21/05/2014 Editoria: Cotidiano sem comentários Comente! Imprimir


Maurício Rocha

Maurício Rocha

A equipe da Vigilância em Saúde de Rio das Ostras promoveu nesta semana uma palestra para os donos de hotéis e pousadas da cidade para orientá-los quanto às boas práticas sanitárias.  O objetivo é adequar os estabelecimentos à legislação, garantindo a saúde dos profissionais e turistas e contribuindo para o retorno do hóspede. A Secretaria de Saúde contou com o apoio da Secretaria de Turismo e do Convention & Visitors Bureau para a realização do evento.

Os empresários do setor hoteleiro foram orientados quanto a segurança e correta manipulação dos alimentos, além das condições higiênicas e sanitárias das instalações.

Os técnicos da Vigilância explicaram o uso correto dos equipamentos de proteção individual dos funcionários e uniforme. Segundo os técnicos, todo o trabalho dentro das pousadas deve ser feito de modo a evitar a contaminação cruzada, ou seja, a transferência de microrganismos causadores de doenças de um ambiente para outro, pelo uso das mesmas roupas ou falta de higiene correta das mãos, por exemplo.

“O objetivo da Vigilância Sanitária não é multar, é orientar para que possamos prevenir doenças, reduzindo os riscos. Nosso principal foco é a educação”, explica Maria Cristina de Souza, chefe da Vigilância Sanitária.

VALIDADE - Cristina falou sobre as condições ideais de armazenamento e de exposição dos alimentos, como por exemplo, para o café-da-manhã. Ela lembrou que mesmo os produtos alimentícios que são produzidos na pousada precisam conter a validade. Produtos de higiene e beleza fornecidos pelo estabelecimento também têm que conter informações sobre lote e validade.

A equipe informou ainda sobre os atestados de saúde exigidos aos funcionários e documentação necessária para funcionamento dos estabelecimentos.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário