Macaé News
Cotação
RSS

Paróquia Santo Antônio adapta festa de padroeiro em virtude da pandemia

Publicado em 15/06/2020 Editoria: Religião sem comentários Comente! Imprimir


A Solenidade de Corpus Christi coincidiu com o penúltimo dia da trezena

A Solenidade de Corpus Christi coincidiu com o penúltimo dia da trezena

A tradicional festa de Santo Antônio foi realizada de forma diferente esse ano, sem atividades na praça do bairro Visconde de Araújo, que costumam reunir milhares de devotos. As comemorações para saudar o santo padroeiro começaram no dia 31 de maio, com a trezena. Os festejos foram concluídos em 13 de junho, dia de Santo Antônio, com Missa Solene e live show do cantor Thiago Brado. Todas as atividades ocorreram na ausência de público, em razão das medidas sanitárias impostas pela Covid-19, e as transmissões ao vivo nas redes sociais foram fundamentais para permitir que, mesmo à distância, os fieis participassem ativamente do período.

Trezena

A trezena foi realizada entre os dias 31 de maio e 12 de junho e acompanhada diariamente por mais de 500 pessoas, que, repetindo tradição iniciada em 2019, cantaram o responso diante da Relíquia de Santo Antônio - um fragmento da massa corpórea doado pela Basílica dedicada ao padroeiro e localizada em Pádua, na Itália.

A Solenidade de Corpus Christi coincidiu com o penúltimo dia da trezena, e foi celebrada no auditório do Centro Pastoral pelo pároco da comunidade, Padre Gleison Lima.

“Celebramos a memória do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo de maneira tão diferente esse ano, sem a reunião em local público e os tapetes de sal. Porém a graça de Deus não tem fronteiras: sabemos que estamos restritos quanto aos espaços, mas, pela Graça, o Senhor alcançará todos os lares”, afirmou o celebrante.

Ao final da Missa, uma pequena procissão com o Santíssimo Sacramento foi feita em direção aos jardins, localizados na cobertura do prédio, de onde a cidade de Macaé foi abençoada através do rito próprio.

No dia dos namorados - 12 de junho -, uma apresentação especial foi preparada pelos músicos da comunidade. As canções de amor foram intercaladas por vídeos e recados enviados pelos casais apaixonados, em uma transmissão que durou cerca de duas horas e foi encerrada com a benção das famílias.

Dia do Padroeiro

No sábado (13), dia dedicado ao padroeiro, uma ação inédita entregou almoços e caixas de doces juninos a domicílio. A parceria com a empresa macaense Alfred Delivery permitiu que fossem realizados 647 pedidos das tradicionais “coisinhas gostosas” – como carinhosamente apelidaram-se os quitutes produzidos pela equipe de voluntários. As entregas aconteceram em diversos bairros, de norte a sul da cidade, por meio de motoboys terceirizados e voluntários.

A Missa Solene foi introduzida por uma retrospectiva em vídeo dos últimos anos de história da paróquia. Durante a homilia, o sacerdote disse:

“Agradeço a Deus pelo dom da vida de cada um de nós, a todos que prestigiaram nosso almoço, estiveram conosco durante a trezena, a reduzida equipe que esteve cuidando de tudo incansavelmente para que pudéssemos celebrar bem mais este dia 13, uma festa intensa, graças a Deus. Que a exemplo de Santo Antônio possamos caminhar na busca da santidade, de querer conhecer Nosso Senhor a cada dia mais, que sejamos desapegados das coisas desta terra, para, assim, reconhecer que o nosso verdadeiro tesouro está na pátria celeste”, exortou o presbítero.

As comemorações foram encerradas com uma live show do cantor católico Thiago Brado, disponível no canal da paróquia no YouTube. Durante a apresentação do músico, a Paróquia Santo Antônio exibiu a prestação de contas da campanha “A solidariedade não entra em quarentena”, cujas ações sociais vem sendo realizadas desde o mês de março, para auxiliar famílias carentes e pessoas em situação de rua. Até o final de maio, foram recebidas 653 doações, que possibilitaram o auxílio a 693 famílias assistidas e a oferta de 3.180 refeições.

Ao final, Thiago Brado anunciou sua participação no V Kairós Macaé, previsto para 18 e 19 de setembro – data que será confirmada mediante a liberação das autoridades e evolução dos casos de Covid-19 no Brasil.

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário