Macaé News
Cotação
RSS

Dia de Luta Antimanicomial é lembrado em Macaé

Publicado em 21/05/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


O Dia de Luta Antimanicomial foi lembrado em Macaé nesta terça-feira (20), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) Betinho, com várias atividades. Entre elas, um debate e café de confraternização. Houve também apresentação do grupo de teatro, poesia e exposição de trabalhos manuais feitos pelos pacientes.

De acordo com informações do Gerente do Programa de Saúde Mental, Júlio Pereira, o objetivo do evento é celebrar a consolidação da reforma psiquiátrica em Macaé e no Brasil, alinhado aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), dos Direitos Humanos e da política nacional de saúde mental, privilegiando o atendimento ao portador de sofrimento psíquico em dispositivos comunitários, abertos e nos espaços de ampla convivência. 

O subsecretário de Saúde, Michel Haddad, parabenizou o trabalho desenvolvido pelos profissionais do CAPs Betinho, destacando o empenho da gestão municipal na criação e manutenção de políticas públicas que garantam cada vez qualidade de vida a esses pacientes.

CAPs Betinho: Fundamental na inserção dos usuários à vida normal

O CAPs Betinho oferece atendimento psicológico, psiquiátrico, terapias ocupacionais, musicoterapeutas, entre outras atividades profissionais.

Para o presidente da Associação de Parentes, Amigos e Usuários da Saúde Mental de Macaé (Aspas), Edilson Rodrigues da Costa, que é usuário do CAPs Betinho há 11 anos, o espaço é fundamental para a melhoria dos pacientes.

- Quando cheguei aqui vinha acompanhado. Hoje, estou bem melhor e tenho acesso a médicos e terapia ocupacional. Voltei a ter uma vida normal. Trabalho como pedreiro durante a semana e nos fins de semana reformo a minha casa -, disse.

O paciente, Darlan Brito, também destacou o trabalho realizado pelo CAPs e ressaltou a importância do tratamento sem internação. "O tratamento aqui é uma beleza. Aqui eu participo das oficinas e consigo levar a vida normalmente".

Programa de Saúde Mental

O programa de saúde mental conta, atualmente, com nove dispositivos assistenciais, cada um com seu perfil prioritário de atendimento, entre eles, além do CAPs Betinho, o CAPs Infantil, CAPs Álcool e Drogas e Núcleo de Saúde Mental. Para ter acesso ao atendimento basta procurar o Programa de Saúde Mental e passar por uma avaliação feita pelos especialistas.

Endereços:

CAPs Betinho - Rua Visconde de Quissamã, 482, Centro. Telefone: (22) 2796-1374

Núcleo de Saúde Mental - Rua das Laranjeiras, S/N, Centro. Telefone: (22) 2759-9410

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário