Macaé News
Cotação
RSS

Nupem abre Encontro Saúde, Mídia e Informação nesta terça

Publicado em 20/05/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


O 3º encontro sobre Saúde, Mídia e Informação (SMI) será realizado durante três dias, desta terça-feira até quinta-feira (20, 21 e 22), no auditório do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental (Nupem), polo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFJR), no bairro São José do Barreto, em Macaé. Nesta terceira edição, o SMI terá como tema: “Mais Humanização. Mais Integralidade”.

O evento é promovido pela equipe do projeto de extensão universitária Construindo Pontes entre a Evidência Científica e a Gestão em Saúde e vem crescendo desde que foi criado, em 2012. As informações são da professora Uliana Pontes Vieira que coordena o SMI juntamente com os também professores Leonardo Gomes e Jane Capelli.

Foram aceitos relatos de experiências ou trabalhos científicos e haverá menção honrosa para o melhor trabalho científico e o melhor relato de experiência.

Ainda segundo Uliana, o evento destina-se, principalmente, aos estudantes e profissionais das áreas de Saúde, Educação e Comunicação, mas atenderá a todos que se interessam por divulgação científica e acesso à informação.

- O tema do evento será desenvolvido considerando o respeito às individualidades e coletividades e o conceito amplo que envolve a assistência à saúde em seus aspectos biológicos, culturais, ecológicos e sociais, entre outros – destacou Uliana.

Conforme a programação abaixo, os cinco palestrantes se dividirão em apresentações seguidas por debates. Lígia Sena, "A Cientista que Virou Mãe", debaterá a questão da Humanização do Parto no Brasil; Juliana Pontes, enfermeira, terapeuta floral e professora, apresentará práticas complementares em saúde e sua importância para a integralidade do cuidado; Fabrício Angelo, jornalista e professor da Fiocruz-Manaus trará sua experiência em divulgação científica e meio ambiente na região amazônica na formação de jornalistas especialistas em Ciência; Rafaela Resende, musicista, mostrará o projeto "Tudo Vira Arte", que desenvolve música com objetos reciclados em escolas públicas de Macaé; e a doutora em Farmácia, professora Magdalena Rennó, falará sobre o Uso Racional de Medicamentos e como as informações sobre a utilização de remédios impactam na qualidade de vida das pessoas e na excelência do SUS.

- Além das palestras, o evento terá uma programação cultural com música, curtas e outras artes e a apresentação oral de relatos de experiências e trabalhos científicos submetidos por autores de universidades do Rio de janeiro e de outros estados, enriquecendo ainda mais o fórum de compartilhamento de debates. O objetivo maior do evento é promover a integração entre ciência, arte, saúde, informação e prática -, concluiu a coordenadora do SMI.

A UFRJ funciona no município em parceria com a prefeitura por meio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac). O Nupem está localizado à avenida Nossa Senhora do Barreto, 794.  

Programação 

Terça-feira (20):

8h – Credenciamento

9h – Mesa de abertura

9h30 – Apresentação do projeto “Curta com a Gente”

10h – Palestra com Lígia Moreira Sena “Cientista que Virou Mãe” (UFSC) – “A integralidade que se busca e o parto que se tem – a humanização do parto”.

11h30 – Oficina de experimentação vocal (integrando oficinas musicais)

12h às 13h15 – Intervalo para almoço

13h15 – Apresentação cultural “Curta com a Gente”

13h30 – Palestra com Juliana Pontes – enfermeira, terapeuta floral, professora, UFRJ-Macaé – “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – o que são e o que pensam que são”

14h30 – I Sessão Oral de Relatos de Experiências

16h – Pit Stop Musical “Alimentando a Alma”

16h30 – I Sessão Oral de Trabalhos Científicos.  

Quarta-feira (21):

9h – Abertura das atividades

9h10 – Palestra com Fabrício Angelo – jornalista, professor, FioCruz Manaus (AM) – “Perspectivas e Desafios para a Integração Saúde, Ambiente e Difusão Científica”

10h30 – Palestra com Rafaela Resende, musicista, UFRJ-Macaé – “Oficinas Musicais: Tudo Vira Arte”

11h – II Sessão Oral de Relatos de Experiências

12h às 13h15 – Intervalo para almoço

13h15 – II Sessão Oral de Trabalhos Científicos

15h30 – Oficina de Chocalhos

16h – III Sessão Oral de Relatos de Experiências.  

Quinta-feira (22):

9h – Abertura das atividades

9h10 – Palestra com Magdalena N. Rennó, farmacêutica, professora UFRJ-Macaé – “Uso Racional de Medicamentos”

10h20 – Apresentação “Curta com a Gente”

10h30 – III Sessão Oral de Trabalhos Científicos

12h às 13h15 – Intervalo para almoço

13h15 – IV Sessão Oral de Relatos de Experiências

15h30 – Som na Caixa (Voz e Violão: Rafaela Resende e convidados)

16h30 – Premiação dos melhores trabalhos

17h30 – Encerramento

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário