Macaé News
Cotação
RSS

Teatro Municipal de Macaé é reaberto ao público

Publicado em 17/05/2014 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


As portas do Teatro Municipal de Macaé foram reabertas oficialmente numa noite de reencontros com a sociedade, nesta sexta-feira (16). Uma plateia, formada por autoridades, classe artística, imprensa e personalidades da cultura, prestigiou o espetáculo sensorial “Tempo de Mar”. A apresentação, promovida pela Fundação Macaé de Cultura (FMC), foi uma mistura de diferentes linguagens e expressões artísticas, que reuniu no mesmo palco Nathalia Timberg, Du Moscovis, Zélia Duncan, Andre Dhamer (cartunista), Letuce (cantora lírica) e Carolina Bianchi (bailarina).

O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, afirmou que o momento é um marco para a cultura do município. “O conceito é de reencontro com a sociedade, o teatro e a cultura. O mais importante é se emocionar com essas coisas. Macaé é uma cidade que espera por carinho, cuidado e respeito, algo mais justo a cada dia. Com essa percepção, podemos melhorar a vida das pessoas e fomentando tudo isso nessa cidade”, disse o prefeito.

Com normas de segurança cem por cento atendidas, entre outras adequações finalizadas, o Teatro Municipal de Macaé prossegue sua programação a partir deste sábado (17) como eventos gratuitos para toda a população, por meio do projeto “Viva Teatro”, que acontecerá durante um mês.

Para o presidente da FMC, Juliano Fonseca, a Fundação superou o seu maior desafio com a reabertura do espaço. “Esse teatro é idealizado desde o início da nossa gestão. Presenciar essa plateia nesse espaço significa elevar a autoestima dos macaenses. Isso é demonstração de carinho. O intuito é a formação de plateia com o Viva Teatro. É um viva na sua plenitude da palavra. Celebrar, festejar e viver o teatro no o dia a dia dele”, destacou Juliano.

O ator Du Moscovis, que apresentou o texto de boas vindas, declarou o laço afetivo pela cidade. “Na minha lembrança estão os momentos que vivi aqui gravando o filme Mota Coqueiro. Esse teatro é um espaço gostoso, aconchegante. É um momento muito especial, pois estamos retomando as sensações. Macaé está ganhando a possibilidade de reentrar na roda dos espetáculos e trocarmos experiências. São ideias e sensações que se renovam”, acrescentou.

A cantora Zélia Duncan ressaltou a importância do teatro para todos. “Estou emocionada. O teatro é importante para todos os brasileiros, cariocas. Eu vou voltar pra casa dizendo que participei da inauguração de um teatro”, frisou durante o espetáculo ao dividir o palco com Letuce e apresentarem sucessos como “Quem vem pra beira do mar”, “Tudo ou nada”, “Me revelar”, “Milagrimas”, “Benditas”, “Mergulhar de Máscara”, “Morena dos Olhos D´água” e “Corrida de Jangada”.

Nathalia Timberg é madrinha do Teatro Municipal de Macaé

A atriz Nathalia Timberg recebeu uma placa de homenagem especial como madrinha do Teatro Municipal de Macaé. Emocionada, agradeceu de joelhos o reconhecimento. “É uma emoção. Um teatro municipal é um marco na cultura de uma cidade. Estou grata e honrada pelo carinho. Tenho o orgulho e a esperança dessa abrigar a verdadeira vida cultural. Espero que meus afilhados mantenham o Teatro Municipal de Macaé com vida longa, plena e ativa. Além disso, possam alimentar a cultura, pois um país sem cultura é sem alma”, frisou.

Programação gratuita até junho

As portas do Teatro Municipal se abrem para o grande público a partir de sábado (17), iniciando o projeto Viva Teatro, com duas apresentações: a peça teatral “Ciúme”, às 19h, trazida pelo SATED RJ, e o show da cantora Alcione, às 21h, ambas com entrada franca. Cada pessoa tem direito a um ingresso, que deve ser retirado na bilheteria do teatro, a partir das 10h deste sábado.

A programação continua no dia 23 de maio (sexta-feira) com a mostra do Festival Rola Teatro, promovida pela Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro (Fetaerj). O encerramento do Viva Teatro deste mês será com o show do cantor Luiz Melodia, dia 31, às 21h.

Reafirmando o conceito de diversificação cultural do Festival Viva Teatro, a FMC exibe uma programação especial na primeira semana de junho. Dia 02, o palco do Teatro Municipal de Macaé vai ter a presença de Tony Garrido, Danilo Caymmi e Estela Caymmi, no dia 03. Eles vão apresentar “Atividades de pensamento”, quadro de debates, com a mediação do professor Julio Diniz, da PUC-RJ, que fala sobre artes, leitura e humanidades, com uma palhinha de música. O ator Milton Gonçalves vai debater no dia 4 as Atividades de Pensamento sobre memória e identidade cultural brasileira.

Nos dia 05 e 06, o palco está reservado para a Mostra de Esquetes e batepapo ao final com o diretor Paulo Marcos de Carvalho. Encerrando o projeto, entra em cena o teatro infantil com Bia Bedran, no dia 07. O Viva Teatro continua com o show da cantora Adriana Calcanhoto, dia 08;  Sociedade Musical Macaense, dia 10;  e uma apresentação a ser definida, para o dia 13. O festival termina com o show do João Bosco, dia 14.

Programação Rola Teatro

Roberto Zucco – dia 23 (sexta) – 20h –
Grupo da EMART

Por Gentileza – dia 24 (sábado) – 17h
Mimos Brasil

Vestido de Noiva – dia 24 (sábado) – 20h
Grutta Teatral

O Juiz de Paz – dia 25 (domingo) – 20h
Fio Cia Teatral

O vaqueiro que não sabia mentir – dia 26 (segunda) – 20h
Cutucurim

O quarto de Bianca – dia 28 (quarta) – 20h
Interferência

Minha alma é nada depois dessa história – 29 (quinta) – 20h
Os Ciclomáticos Cia de Teatro

O Judas em Sábado de Aleluia – dia 30 (sexta) – 20 h
COMBITeatro

Cidade do sorriso – dia 31 (sábado) – 17h
Guapoz

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário