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Coronavírus faz educação a distância disparar em Macaé

Publicado em 13/04/2020 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


O Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional  (NTM) contabilizou cerca de 10 mil downloads por dia

O Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional (NTM) contabilizou cerca de 10 mil downloads por dia

Com a suspensão das aulas presenciais, em virtude do período de quarentena por conta do Covid-19, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, registrou acesso expressivo de alunos, pais e responsáveis no blog www.educacaonaopara.com, considerada uma das principais ferramentas de estudo on-line do município.

O material conta com cerca de mil arquivos com recursos pedagógicos como atividades, vídeos, jogos, livros digitais e até dicas de saúde na aba "Leituras em Família". O Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional  (NTM) contabilizou cerca de 10 mil downloads por dia, sendo que 68,1% dos usuários acessam de celular, 29,7 % de computador e 2,2% de tablet. Uma média de 1,5 mil e-mails foram enviados pelos professores com conteúdos das disciplinas, provas, simulados, atividades lúdicas e exercícios, incluindo até as formas de cuidado contra o coronavírus.

Quem não tiver acesso à internet poderá usar o livro didático e estudar a matéria que foi repassada como forma de revisão. O blog foi criado para atender à situação de emergência, por conta da interrupção das aulas nas redes municipal e privada de Macaé. Para disponibilização da plataforma on-line, a Secretaria de Educação segue planejando junto aos diretores das escolas, equipes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Núcleo de Tecnologia Municipal, as estratégias que seguem a determinação do Governo Federal. A medida provisória 934/2020 desobriga todas as redes de  Educação Básica no país de cumprirem o mínimo de 200 dias letivos, desde que mantida a carga mínima anual de 800 horas ou a estabelecida pelos respectivos sistemas de ensino.

A adesão ao blog foi reforçada com campanha "Educação não para e não deixa ninguém parado", que está mobilizando estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Inclusiva, Ensino Médio e Pré-Vestibular Social a reorganizar a rotina de estudos. Muitos estão até registrando as atividades em casa nas redes sociais. Os estudantes do programa Correção de Fluxo Escolar também estão contando com atividades. Eles são matriculados no Ensino Fundamental e apresentam defasagem idade-série (ano de escolaridade), e no blog têm acesso a disciplinas como Língua Portuguesa e Educação Física.

De acordo com o coordenador do NTM, Alex Bogado, o blog é produzido com a contribuição de diversos profissionais. "O importante é que o material segue as peculiaridades dos alunos e está alinhado às orientações do Caderno de Orientação Curricular (Coc) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)", finaliza. As atividades pedagógicas podem também ser acessadas através do aplicativo https://app.vc/educacaonaopara, elaborado pela equipe do projeto Inova Macaé - Laboratório de Inovação, vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento. Já o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) também está com o blog http://cetep2020.blogspot.com para atender os estudantes matriculados nos cursos gratuitos presenciais de qualificação, capacitação, aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento social.

› FONTE: Secom Macaé


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