Macaé News
Cotação
RSS

Covid: profissionais da saúde participam de treinamento para atendimento aos pacientes graves

Publicado em 04/04/2020 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Com diversas ações pautadas no enfrentamento ao coronavírus, a Secretaria de Saúde de Macaé segue até domingo (05), com o treinamento de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas que atuam nas unidades de emergência da rede municipal. O curso "Entubação segura: acesso por via aérea do paciente com suspeita de agravo covid-19", é ministrado pelo médico ceteista, Joel Tavares Passos.

O treinamento visa capacitar os profissionais para realização de manobra segura de entubação, já que a contaminação é grande durante o procedimento. De acordo com a equipe, esse tipo de entubação é diferente, pois expõe os profissionais. "São utilizadas técnicas específicas com uso de bloqueador neuromuscular, que impede estímulos de tosse, que pode ser uma via de transmissão da doença" explicam os profissionais.

Outro ponto abordado na capacitação é a utilização de EPIs (equipamento de proteção individual) para esse tipo de procedimento. Os profissionais devem usar capote impermeável, luva, máscara N95, óculos de proteção e touca para não correr nenhum risco.

A entubação é feita nos pacientes que necessitam de respiração artificial, geralmente nos casos mais graves da doença.

O curso que teve início na última terça-feira (31) e já capacitou, aproximadamente 200 profissionais. Eles puderam ver também o processo de manipulação do ventilador mecânico, pois os parâmetros neste pacientes são diferenciados.      

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário