Macaé News
Cotação
RSS

Vereadores juvenis começam a atuar em Macaé

Publicado em 16/05/2014 Editoria: Macaé sem comentários Comente! Imprimir




Macaé ganhou 17 novos vereadores juvenis. O grupo, que já começou a atuar recentemente, foi eleito por estudantes de 11 escolas da rede municipal. Nesta quinta-feira (15) eles participaram do debate sobre segurança nas escolas municipais, na sede da Câmara Municipal.

A ação faz parte do projeto Câmara Juvenil, uma atividade integrada entre a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, e a Câmara Municipal. A ação se destaca por propiciar aos alunos a oportunidade de se tornarem formadores de opinião e críticos. Os estudantes eleitos vão atuar durante o mandato de um ano.

 


Diante da possibilidade de se tornarem vereadores, o projeto Câmara Juvenil também iniciou um processo de formação sociopolítico e cultural, por meio da interação entre as escolas municipais participantes e o Legislativo Municipal. O objetivo é reproduzir as sessões legislativas com a atuação dos vereadores juvenis. O trabalho foi conduzido pelas coordenadoras Nathália Andraus e Stephanie Lacerda.

Entre os mais animados estava a aluna Nilcia Liz de Souza, de 13 anos. "Tenho orgulho de ser estudante da rede municipal. Estudo na unidade municipal Engenho da Praia e admiro meus professores e diretores. Quero me formar e ser uma profissional da Educação. Com certeza, como vereadora juvenil, não vou poder deixar de lutar pelos deveres e direitos da comunidade em que vivo”, contou.  

Outro aluno também bastante empenhado em fazer a diferença na Câmara Juvenil é  Marlon Carvalho, 15 anos. “Apresentei minha plataforma de ideias e fui eleito. Agora quero lutar para ver mudanças e melhorias na minha escola e bairro".  

A secretária de Educação, Lúcia Thomaz, pontuou que o projeto é positivo para o envolvimento da comunidade escolar. “A finalidade é oferecer aos jovens a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento e a importância do Legislativo Municipal e, desta forma, contribuir para cidadania e formação da cidadania”, ressaltou.



Além dos debates, os vereadores juvenis e seus orientadores escolhidos pela direção da escola participarão de reuniões mensais que serão realizadas na Câmara Municipal. Na ocasião eles também vão participar de palestras com personalidades de Macaé e abordar enfoques de assuntos sobre conscientização política, educação, cidadania e história. Outra novidade é que os vereadores juvenis também vão fazer parte de passeios históricos pelo município.
 

Lista dos vereadores juvenis: 

Emily Alves e Gabriel Balman - Colégio Maria Leticia Santos Carvalho


Sarah dos Santos - Polivalente Anísio Teixeira;
Sandy Alves e Thiago Rangel - Nathálio Antunes, em Córrego do Ouro;
Nicoly Virgolino Barreto - Colégio Botafogo;
Larissa Ribeiro e Vitória Meires - CIEP Maringá;
Welerson Souza - Colégio do Sana;
Ezequias Roch - CIEP Oscar Cordeiro
Nilcia Liz de Souza e Marlon Carvalho - Colégio Municipal do Engenho da Praia;
Mayara Naomi Nogueira e Lucas Moreno - Cláudio Moacyr;
Jaziane Barcelos - Colégio Tarcísio Figueiredo;
Maira Vieira Vitório e Alana Alves - Elza Ibrahin.

› FONTE: Secom - Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: