Macaé News
Cotação
RSS

Jovens apontam Macaé como a capital das oportunidades

Publicado em 15/05/2014 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


“Cheguei a Macaé em busca de oportunidades, mas encontrei aqui a realização de um sonho”, conta a auxiliar de laboratórios de análise clínicas, Denise de Oliveira Batista, 25 anos, natural de Sergipe. Moradora do bairro Lagomar há seis anos, Denise sabe bem a importância de conquistar uma vaga no mercado de trabalho para o resgate da dignidade. A jovem conseguiu um emprego no Instituto de Medicina Nuclear, logo após terminar o curso no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da secretaria de Trabalho e Renda da prefeitura.
 
Outros que também conquistaram uma chance profissional na área de análise clínicas, com os parceiros Instituto de Medicina Nuclear e Hemolabes, foi Cristiane Felinto, de 35 anos e Kátia Celine de oliveira, de 45 anos. A professora do curso, Juliana Brito, informa que além dos ensinamentos técnicos, os alunos aprendem a acolher o paciente, sendo este um grande diferencial para o sucesso profissional e pessoal dos alunos: “Na área da saúde, devemos ter sensibilidade com o atendido, acolhendo-os com cuidado. Devemos ter carinho com a profissão”, explica Juliana.
 
Para Tárcio Sales, de 30 anos, os cursos de pintura industrial e solda foram fundamentais para inserção no mercado de trabalho. O jovem conta que se programou, durante boa parte da sua vida, para vir para a capital nacional do petróleo. Chegou de Salvador há oito meses, fez o curso, se dedicou e conseguiu uma oportunidade na empresa offshore MCE. Hoje ele trabalha embarcado e agradece a oportunidade de renovar sua vida: “Macaé facilita a vida de todos que pretendem aprender e trabalhar. Sou grato e me sinto renovado. Minhas expectativas foram superadas”, ressalta.
 
O Cetep oferece vagas para diversas áreas, como: operador de computador; manipulador de alimentos; tricô/crochê; corte e costura básico e intermediário; inglês básico; soldador; caldeireiro; manicure; mimos e lembranças; técnicas de desenho artístico; bijuteria; assistente de administração, logística e almoxarifado; pintura industrial; montagem e manutenção de computadores; montador de andaimes; manicure; homem de área; esculturas em biscuit; corte e costura; auxiliar de departamento pessoal; recursos humanos, entre outros.
 
De acordo com o diretor presidente do Cetep, Lenilson Júnior, ainda há cursos com inscrições abertas, todos gratuitos, com a carga horária que varia de 160 a 360 horas, seguindo a orientação do Ministério da Educação (MEC). Além das aulas teóricas, são oferecidas aulas práticas em mais de 20 empresas, parceiras da administração municipal.
 
Os cursos são ministrados em vários pontos da cidade, como Lagomar, Centro, Aroeira, Glicério, Imbetiba, Córrego do Ouro e Malvinas. Segundo Lenilson, a proposta é levar o curso para perto da população. Os locais podem ser alterados de acordo com a demanda.
 
As inscrições são realizadas nas unidades de oferta de curso. Os documentos necessários são cópia do RG, CPF, comprovante de escolaridade e de residência, além de duas fotos 3x4. À medida que as vagas forem preenchidas as inscrições serão encerradas.
 
De acordo com Alexandre Fernandes dos Santos, secretario de Trabalho e Renda, a união entre Cetep e Secretaria de Trabalho e Renda tem como objetivo a assertividade das ações, garantir oportunidades e ajustar os cursos de acordo com as demandas das empresas parceiras. “Hoje, várias oportunidades são geradas diariamente no município. Queremos mostrar que Macaé tem mão de obra qualificada”, explica.
 
Alexandre também informa que as empresas instaladas no município podem se tornar parceiras, oferecendo ao aluno a oportunidade de vivenciar o real ambiente de trabalho. Para se cadastrar, é só entrar em contato com os telefones 2796-1226 e 2796-1255.

Cetep
O Cetep atua para suprir demanda de mão-de-obra qualificada. Em 2013, em parceria com empresas e prefeitura, o CETEP qualificou 2.266 alunos em 43 cursos em diversas áreas, proporcionando a inserção no mercado de trabalho e contribuindo para a inclusão social. Nesses primeiros meses desse ano, o Centro de Educação Tecnológica e Profissional ofereceu 1.948 vagas e, até o momento, 1.392 alunos estão matriculados.

Atualmente, são oferecidos cursos do Projeto Petrobras, qualificação de jovens e adultos não exclusivos à cadeia do petróleo do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e região (Prodesmar), em parceria com a Prefeitura. Além destes, existem cursos promovidos pela Prefeitura, cursos do Programa EducaMais da Federação das Indústrias do Estados do Rio de Janeiro(Firjan) e outros desenvolvidos em parcerias com empresas.

O objetivo é fomentar o desenvolvimento da educação nas áreas tecnológica e profissional, promovendo políticas públicas para formar capitais humanos comprometidos com o desenvolvimento econômico e social.

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas no email cetep@macae.rj.gov.br ou pelo sitehttp://www.cetepmacae.rj.gov.br, ou ainda nos telefones 2762-4025, 2770-0828 e (22)2796-1255.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário