Macaé News
Cotação
RSS

FeMASS forma mais 52 novos alunos dos seus quatro cursos de graduação

Publicado em 10/03/2020 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


A primeira turma do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), da Prefeitura de Macaé se formou na noite desta sexta-feira (6), com sete professores prontos para o mercado de trabalho. A colação de grau foi realizada no auditório Claudio Ulpiano, no bloco A, da Cidade Universitária, sede da FeMASS, junto com formandos dos outros cursos, sendo 20 bacharéis de Engenharia de Produção; 20 de Administração; e cinco de Sistemas de Informação. Juntos, são mais 52 novos profissionais formados na faculdade municipal que oferece os quatro cursos gratuitamente.

A novidade é que os alunos de Engenharia já saíram da solenidade com o registro profissional. A carteira do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro (Crea/RJ) foi entregue aos formandos do curso na hora, fruto de parceria da faculdade com o Crea, iniciada com os formandos do primeiro semestre do ano passado. As carteiras foram entregues pelo coordenador regional do Conselho, Marcus Vinicius de Freitas Soraggi.

A colação foi um ato de emoções, ainda mais quando os pais foram chamados pelos nomes, um por um, convidados a se levantar e muito aplaudidos, iniciativa da turma de Engenharia de Produção. Formanda do curso de Matemática, Mariana Daflon de Andrade foi um dos destaques por ter recebido, ao longo do curso, média 9.3 no Coeficiente de Rendimento (CR), índice que mede o desempenho acadêmico do estudante. O coordenador e paraninfo do curso, professor Sérgio Pereira Gonçalves, explicou que o CR dela foi o segundo maior nos 19 anos de atividades da FeMASS.

Ex-diretora da FeMASS, em cuja gestão foi idealizado o curso de Matemática e recebeu a licença do Ministério da Educação (MEC) para iniciar a primeira turma, em fevereiro de 2016, Larissa Frossard estava presente à cerimônia. A atual diretora da faculdade, Claudia Leite, que compôs a mesa oficial junto com os coordenadores dos quatro cursos, explicou, na abertura, que a colação de grau é o ato oficial da formação do aluno.

“O profissional do século 21 deve estar preparado para as novas tecnologias e para trabalhar por uma sociedade mais justa”, destacou a diretora. As palavras mais usadas pelos alunos e professores durante a solenidade foram igualdade, empatia, trabalho, agradecimento e, claro, que vão levar o nome da FeMASS por onde forem. Os alunos disseram que venceram os anos de graduação com conhecimento e também com muitos valores como cidadãos.

Em seu discurso como orador da turma de Engenharia de Produção, Rodolfo Aleixo Ferreira deixou o recado da empatia: “Que possamos fazer a diferença na vida de muita gente nos colocando no lugar do próximo e levando o nome da FeMASS por onde formos. Aos nossos pais, o agradecimento e uma salva de palmas”. Oradora do curso de Matemática, Ilana Mendonça de Carvalho disse que ela e os seus colegas de turma concluíram o sonho de serem professores.

A FeMASS é uma instituição pública, vinculada à Secretaria Adjunta Municipal de Ensino Superior, da Secretaria de Educação, fundada em 2000. Funciona na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros, compartilhando o polo com a UFF e a UFRJ.

A secretária acadêmica da faculdade, Valéria Figueiró França, fez a chamada nominal dos formandos que receberam, na solenidade, os certificados de conclusão de seus cursos. A colação foi encerrada com a música “Pescador de Ilusões”, do Rappa, cujo verso mais repetido é: “Valeu a pena”.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário