Macaé News
Cotação
RSS

Observatório da Cidade discute novo ciclo da economia em Macaé

Publicado em 06/03/2020 Editoria: Economia sem comentários Comente! Imprimir


As datas para a realização do Congresso e dos seminários ainda estão sendo definidas

As datas para a realização do Congresso e dos seminários ainda estão sendo definidas

Pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisa do Observatório da Cidade abriram as atividades de 2020 em reunião realizada  na Cidade Universitária. Na pauta, as ações do novo ciclo da economia, a organização do congresso e seminários dos eixos temáticos tendo como foco abordagens pertinentes à educação como potencial de desenvolvimento para o município e a região.

Um dos destaques da reunião foi a importância de os pesquisadores submeterem seus artigos até o dia 17 de abril para publicação na Revista Estudos de Administração e Sociedade da Universidade Federal Fluminense (UFF) em sua edição especial sobre “Desenvolvimento Sustentável: Perspectivas para Macaé”, para a construção de uma agenda de pesquisa.

A parceria da gestão municipal com a academia foi outro tema fundamental na reunião, uma vez que os indicadores científicos produzidos nos estudos acadêmicos colaboram para efetivas políticas públicas nas diversas áreas, como sustentabilidade urbana, educação, saúde, meio ambiente contempladas nos eixos de estudos do Observatório.

O Observatório foi criado através da Portaria nº 09/2018, da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, e tem sua sede na Cidade Universitária. É efetivado por meio de parceria acadêmica voluntária, na constituição de uma rede interinstitucional que reúne agentes públicos de universidades, instituições privadas de ensino, gestão pública municipal e instituições parceiras. Tem como objetivo principal analisar as transformações em curso na cidade de Macaé, promovendo uma avaliação contínua e sistemática da conjuntura social e econômica em que o município se insere.

Nesta primeira reunião participaram a coordenadora do Observatório, Scheila Ribeiro de Abreu e Silva; Bruno Barzellay Ferreira da Costa (UFRJ); Giuliano Alves Borges e Silva (UFF); Elaine Antunes (PMM); Fabiane Manhães (UFF); Isabela (UFRJ); e Willian, do Neps, representando Sabrina Nunes Dias da Silva Barbosa (PMM). O Observatório reúne um coletivo de pesquisadores de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do município e região, além de servidores municipais, organizados no Núcleo de Estudo e Pesquisa.

Na reunião, também foi abordada a nova composição do órgão e dos conselhos de Gestão e Editorial. As datas para a realização do Congresso e dos seminários ainda estão sendo definidas e a próxima reunião da equipe acontecerá ainda este mês.

Em junho do ano passado, os trabalhos da equipe resultaram no lançamento do livro “Macaé, do caos ao conhecimento - Olhares acadêmicos sobre o cenário de crise econômica”, lançado na Brasil Offshore. A obra, em capa dura, reúne 34 artigos científico-acadêmicos elaborados por 68 pesquisadores dessas universidades e também por servidores municipais. As elaboração, edição e revisão do livro foram da Secretaria de Ensino Superior e teve como ponto de partida a compreensão da crise, que começou em 2012, e as grandes questões advindas desse contexto para a Macaé de hoje e do futuro.

Parceria com a Revista UFF: como submeter os artigos

O documento com os critérios para participação na chamada pública em parceria com a Revista UFF encontram-se disponíveis no portal da Prefeitura de Macaé: macae.rj.gov.br. Para submeter o trabalho, o autor deve se cadastrar no site da revista no seguinte link: www.revistaeas.uff.br e anexar o artigo na chamada edição especial sobre Macaé. Os artigos recebidos no prazo.

Quem tiver dúvidas de como participar da chamada deve entrar em contato com o Observatório da Cidade, através do email observatoriomacae@gmail.com ou pelo telefone (22) 3399.1800.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário