Macaé News
Cotação
RSS

Laboratório de Matemática recebe mais de mil alunos e amplia horários de visitação

Publicado em 27/02/2020 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


O Laboratório de Educação Matemática de Macaé Professora Ana Kaleff (Lemak) e o Museu Interativo Inclusivo de Educação Matemática (LEMi), que funcionam na Cidade Universitária, receberam 1.309 alunos de 35 escolas de nove municípios do estado, apenas nos três primeiros meses de funcionamento em 2019. O projeto tem chamado a atenção de estudantes de várias partes e, na última quarta-feira (19 de fevereiro), recebeu o Colégio Estadual Municipalizado Coquinho, abrindo a agenda de visitas em 2020.

Este ano o espaço está funcionando com novos horários: às segundas-feiras, das 14h às 17h30; e, de terça a quinta, das 9h às 17h30. As escolas interessadas em levar os alunos para conhecerem o Laboratório e o Museu precisam fazer o agendamento pelo e-mail lemi@macae.rj.gov.br. Coordenadora do Laboratório, a professora de Matemática Vanessa Arenari informou que as visitas são gratuitas. Sem agendar, as escolas não podem visitar o espaço.

Inaugurado em setembro, o projeto é da Secretaria Municipal de Educação e visa levar os estudantes para o universo da Matemática de forma concreta e desmitificar o medo que alguns ainda têm da disciplina. Em 2019, visitaram o espaço escolas do Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, São João da Barra, Rio das Ostras, Cabo Frio, Conceição de Macabu e São Francisco de Itabapoana, além de Macaé.

No espaço, os alunos encontram objetos de ilusão de ótica, curvas de nível, frações, teorema de Pitágoras e outros experimentos feitos com recursos didáticos manipulativos para o ensino de Matemática com vistas à inclusão, todos utilizando materiais reciclados e brinquedos adaptados. Há jogos sensoriais para deficientes visuais e outros que fazem parte da Educação Inclusiva, prioridade da Educação municipal.

A coordenadora geral é Ana Kaleff, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), que dá nome ao espaço e compõe a equipe com a coordenadora local, da Secretaria Municipal de Educação, Vanessa Arenari, e o coordenador de Matemática da Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Sérgio Gonçalves.

O Laboratório e o Museu foram inaugurados no dia 10 de setembro de 2019. Funcionam no hall do prédio administrativo da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior (da extinta Funemac), na Cidade Universitária, localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário