Macaé News
Cotação
RSS

Colégio Engenho da Praia receberá projeto do Sesi

Publicado em 26/02/2020 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


O projeto já está acontecendo na Escola Municipal Paulo Freire (Lagomar) junto a 60 alunos do 1º ao 5º ano

O projeto já está acontecendo na Escola Municipal Paulo Freire (Lagomar) junto a 60 alunos do 1º ao 5º ano

O Colégio Municipal Engenho da Praia contará, a partir do dia 5 de março, com as atividades do "Centro Esporte e Educação". Cerca de 40 alunos das turmas de 7º e 8º ano participarão  da ação conjunta da Prefeitura de Macaé, por meio da parceria entre a Secretaria de Educação, Petrobras e Sesi/Firjan.  O projeto já está acontecendo na Escola Municipal Paulo Freire (Lagomar) junto a 60 alunos do 1º ao 5º ano, de segunda a sexta-feira, das 9h as 12h e das 13h às 17h. Macaé uma das poucas cidades da região a receber a iniciativa, que deve ter o atendimento ampliado para 80 novos alunos.

São oferecidas atividades gratuitas de reforço escolar no contraturno para alunos na faixa de 7 a 14 anos, principalmente nas disciplinas de Português e Matemática. Também são ministradas atividades lúdicas esportivas (jogos cooperativos, voleibol e basquete) artes (musicalização, teatro, dança e canto) e ações voltadas para o desenvolvimento humano (palestras, dinâmicas, rodas de conversa  sobre bullying, preconceito, protagonismo juvenil e violência, jogos com os estudantes participantes  e palestras com pais e familiares), além de ações de educação ambiental.

Para o desenvolvimento das ações no "Engenho da Praia", a Superintendente de Ensino Fundamental Balade Aref e a diretora da unidade, Ivone de Jesus, estiveram nesta segunda-feira (17) com a equipe responsável pelo projeto no município. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a parceria como essas são fundamentais. "Atividades lúdicas e que destacam a socialização, cooperação, valores e cidadania são essenciais para nossos alunos da rede municipal", pontua.

O objetivo é contribuir para a melhoria do desempenho escolar, oferecendo também ações socioesportivas, vivências culturais e interação família/comunidade. Outra proposta é também atender os moradores das proximidades da escola com palestras e oficinas.

Ainda nesse ano letivo estão previstas  atividades como: Cozinha Brasil do  Sesi, com oficinas sobre alimentação saudável, palestras, entregas de kits; orientações de saúde bucal com o "Sesi Bocão Saudável" e "Sesi Casa Segura", uma casa inflável de tamanho real com  dicas de segurança da moradia e prevenção de acidentes domésticos com destaque para os cuidados  com instalações elétricas, hidráulicas  e de gás. Também está prevista a realização do "Sesi em Ação", na Praça Washington Luiz (Centro) com serviços gratuitos como aferição de pressão, orientação nutricional e jurídica e conscientização sobre doenças como diabetes e câncer de mama, bem como atividades de esporte e lazer.

Formação - Ainda neste ano, as orientações da "Metodologia Sesi Matemática" também serão repassadas aos professores que atuam no "Engenho da Praia". Em 2019, os educadores de unidades como Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro, que já recebeu o projeto, e a Escola Municipal Paulo Freire participaram da capacitação que visa apresentar conteúdos voltados para o reforço, não apenas da disciplina de Matemática, mas de Língua Portuguesa, Artes e Educação Física.  O projeto foi implementado em Macaé no ano letivo de 2018 com participantes que foram divididos por idade/ano de escolaridade e  territórios de situação de vulnerabilidade socioeconômica.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário