Macaé News
Cotação
RSS

Novos candidatos para o TSU têm até sexta para cadastro

Publicado em 17/02/2020 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


No primeiro dia de cadastro, na quinta-feira (13), cerca de 80 candidatos compareceram

No primeiro dia de cadastro, na quinta-feira (13), cerca de 80 candidatos compareceram

O cadastro para novos usuários do Programa de Transporte Social Universitário (TSU) termina na próxima sexta-feira (21). Esta é uma oportunidade para quem faz faculdade fora de Macaé. A seleção obedece a critérios previstos na Lei n° 2.882/2007. São oferecidas 50 vagas, para os seguintes itinerários Macaé x Campos x Macaé (20 vagas, à noite), Macaé x Campos x Macaé (5 vagas, pela manhã), Macaé x Rio das Ostras x Macaé (10 vagas), além de Frade x Macaé x Frade (5 vagas) e Macaé x Rio Janeiro (10 vagas).

Os interessados devem comparecer das 9h às 16h30, na sede da Secretaria de Educação, que funciona em novo endereço, na Rua Vereador Djalma Sales Pessanha, 591 - Novo Botafogo. O estudante que for menor de idade deve estar acompanhado pelo responsável. No primeiro dia de cadastro, na quinta-feira (13), cerca de 80 candidatos compareceram. O número foi considerado expressivo pela coordenação.

"Se não conseguir entrar no TSU não terei condições de fazer a faculdade, que é em tempo integral. Infelizmente o curso que escolhi ainda não tem em Macaé", contou Gabriela Santos Souza, de 18 anos, que vê no cadastro a oportunidade de cursar Ciências Sociais na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos.

Da mesma opinião é Isabele Souza. A candidata matriculada no curso de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Campos, afirma que o TSU é uma oportunidade ímpar. "Trabalho o dia todo e não daria para ingressar na faculdade sem um transporte gratuito. Estou na esperança de ser uma das atendidas", disse.

Documentos necessários

Os candidatos devem apresentar os seguintes documentos (cópias e originais): carteira de identidade, CPF, certidão de quitação eleitoral, certificado de reservista e declaração da matrícula referente ao primeiro semestre do 2020. Também devem ser fornecidos comprovante de residência atualizado em nome próprio, dos pais, cônjuge ou terceiro, com documento oficial comprobatório (original e cópia), como conta de luz, água, telefone ou gás.

Outros documentos (cópia e original) são do comprovante de renda familiar (contracheque, declaração de imposto de renda e ou carteira de trabalho, sujeito à análise). O candidato também deve apresentar original e cópia de comprovante de vínculo com o município de Macaé de no mínimo dois anos, como: IPTU, histórico escolar, contrato de trabalho ou contrato de aluguel registrado em cartório. Neste caso, vale a data do registro no cartório para a contagem do tempo. As cópias dos documentos devem ser apresentadas cada uma em uma folha. O processo pode ser feito pelo próprio estudante ou terceiro, desde que esteja com procuração por instrumento público.

No ano letivo de 2019 foram atendidos cerca de 600 alunos. O programa é de responsabilidade da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior. Em caso de dúvidas, o interessado deve entrar em contato pelo endereço eletrônico tsu@macae.rj.gov.br ou pelo telefone (22) 2765-1298.

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário