Macaé News
Cotação
RSS

UFRJ realiza I Feira Arte, Cultura e Saúde na Veríssimo de Mello em Macaé, nesta quarta-feira

Publicado em 13/05/2014 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


A população poderá participar de atividades que serão realizadas na I Feira Arte, Cultura e Saúde, nesta quarta-feira (14), na Praça Veríssimo de Mello, no Centro da cidade, das 10h às 15h. O evento, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) campus Professor Aloísio Teixeira, que funciona na Cidade Universitária, levará até o público atividades de alunos e professores do Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde.

O Pips é coordenado pelas professoras dos cursos de Nutrição e Enfermagem e Obstetrícia, respectivamente, Amábela de Avelar Cordeiro e Leila Brito Bergold. Com a feira, o programa pretende que o espaço seja de convergência entre os projetos que integram o Pips (veja a relação abaixo), além de oferecer oportunidade para o intercâmbio de experiências.

Durante a feira serão divulgadas as propostas de educação em saúde e a disseminação do conhecimento de forma criativa e integrada para a população, que também poderá expor suas próprias atividades de promoção de saúde, construídas junto com os projetos, ou não. O evento pretende contribuir também para a reflexão e produção do cuidado em saúde.

Foram convidados grupos, organizações e instituições da região que desenvolvem atividades artísticas, culturais e de educação em saúde relacionadas à Promoção da Saúde. O público alvo são as escolas e Organizações Não Governamentais (ONGs), mas toda a comunidade está convidada, bem como todo o corpo que compõe a Cidade Universitária.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: pips@macae.ufrj.br.

A UFRJ funciona no município em parceria com o governo municipal por meio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), responsável pela Cidade Universitária, que está localizada à rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.

Projetos do Pips

Os projetos do Pips abrangem diversas áreas de conhecimento da saúde, sendo eles: Oficinas Musicais e Brinca que Melhora, coordenados pela professora Leila Brito Bergold; Escolha Saudável Utilizando Rótulos de Alimentos, coordenado pela professora Priscila Pontes; Como Crescemos, coordenado pela professora Ana Eliza Port Lourenço; Promoção da Saúde e Prevenção de DST/HIV/AIDS: ações extensionistas numa abordagem dialógica em Macaé, sob a coordenação da professora Gláucia Alexandre Formozo; Processo saúde-doença e qualidade de vida na adolescência: estratégias educativas para promoção da saúde entre adolescentes escolares em Macaé, sob a coordenação do professor Tadeu Lessa da Costa.

Além desses também o Lúdico para a Promoção da Alimentação Saudável – LuPAS, coordenado pela professora Amábela de Avelar Cordeiro; Envelhecimento, Nutrição e Promoção da Saúde, sob a coordenação da professora Renata Amorim; Promovendo Ações sobre Prevenção de Acidentes e orientação para o socorro na comunidade, coordenado pelo professor Genesis Barbosa; Nutrição na prevenção e no controle da obesidade e síndrome metabólica no município de Macaé, sob a coordenação da professora Maria Fernanda Larcher de Almeida.


 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário