Macaé News
Cotação
RSS

Feira Rio Genética em Macuco tem recordes de participação de produtores

Publicado em 12/05/2014 Editoria: Economia sem comentários Comente! Imprimir


A 26ª edição do evento confirma interesse na melhoria da qualidade do rebanho com incentivo do governo do estado

O interesse em melhorar a genética do rebanho para aumentar a produção leiteira levou um número recorde de produtores à 26ª edição da Feira de Animais Rio Genética, realizada na última sexta-feira (09), em Macuco.

No evento, promovido pela secretaria estadual de Agricultura, 104 produtores de diversos municípios do estado disputaram 227 vacas e novilhas de qualidade da raça Girolando,  oriundas  de importantes criatórios da Região Sudeste e financiadas pelo governo do estado.

José Maria de Souza, produtor em São Fidélis e primeiro financiado pelo programa,  era um deles. A quitação do financiamento de R$ 18.320,00 para a compra de quatro matrizes Girolando, em 2009, motivou a viagem até Macuco para adquirir novos animais de qualidade para a sua Fazenda Piraí.

- As condições do crédito facilitaram o pagamento. Melhorei meu rebanho e aumentei a produção. Hoje, chego a tirar 300 litros de leite/dia, que são entregues na Cooperativa Agropecuária de Macuco - contou o produtor, que na 26 Feira Rio Genética comemorou a compra de mais cinco vacas de qualidade .

Para o secretário estadual de Agricultura, Alberto Mofati, histórias como a do seu José Maria demonstram a solidez e a continuidade do programa do governo do Rio de Janeiro que permite o acesso a tecnologia genética para melhoria do plantel leiteiro, da renda do produtor e de sua qualidade de vida.

- Nenhum estado da federação tem um programa como o nosso. Desde sua criação, em 2009, o Rio Genética já financiou mais de 11 mil animais, com investimentos de R$ 35 milhões, beneficiando mais de 1.200 produtores fluminense e fortalecendo a cadeia produtiva no estado - enfatizou.

Estreando nas Feiras Rio Genética, Saulo Exposto Gomes, pequeno produtor de Trajano de Morais, estava surpreso com a qualidade das novilhas oferecidas e planejava levar para sua propriedade em Visconde de Imbé, cinco animais.

- O excelente gado está me incentivando a participar dos lances e comprar os lotes. É uma ótima oportunidade para pequenos produtores como eu - afirmou.

Durante a cerimônia de abertura, o  prefeito de Macuco, Félix Lengruber agradeceu a parceria da secretaria estadual de Agricultura, através do Programa Estradas da Produção, na recuperação e manutenção das estradas vicinais no município, onde já foram feitos trabalhos em 53 quilômetros de vias, beneficiando cerca de 110 produtores e suas famílias.

Também estiveram presentes o vice-prefeito, Marcelo Mansur, o presidente da Câmara de Macuco, Frank Lengruber, deputados estaduais Christino Áureo e Felipe Peixoto, presidente e vice da Cooperativa Agropecuária de Macuco, Silvio Marini e Tadeu Erthal, diretores do Laticínios CCA Paulo Cordeiro e Antônio Carlos, entre outras autoridades.

 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário