Macaé News
Cotação
RSS

Vem aí a OBA!

Publicado em 12/05/2014 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


A prova da 17a edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) vai ser aplicada, em todo Brasil, em 16 de maio. E esse mesmo dia é a data limite para o envio do material dos participantes da 8a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) para a avaliação dos coordenadores. Os alunos com melhor classificação podem participar do Space Camp e da Jornada de Foguetes desse ano e das olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2015.

O exame da OBA é dividido em quatro níveis, em que os três primeiros são para alunos do fundamental, e o quarto, para o ensino médio. As medalhas serão distribuídas conforme a pontuação obtida na prova, separadas pelos respectivos níveis. Ao todo, são distribuídas 33 mil medalhas, ou seja, cerca de 4% dos alunos serão premiados.

Já a MOBFOG avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet, de tubo de papel ou de canudo de refrigerante. A iniciativa acontece dentro da própria escola e não há obrigatoriedade em relação ao número (mínimo ou máximo) de alunos por grupo.

De acordo com o Dr. João Batista Garcia Canalle, astrônomo e coordenador nacional da OBA, o objetivo da olimpíada é levar a maior quantidade de informações sobre ciências espaciais para a sala de aula, além de despertar o interesse nos jovens por essas disciplinas.

- A MOBFOG, esse ano, terá a participação especial de estudantes colombianos medalhistas. Além de palestras com especialistas, na Jornada de Foguetes, os participantes vão apresentar e lançar seus foguetes diante de uma comissão julgadora. Os vencedores receberão material didático e um troféu. Ainda serão distribuídas bolsas de Iniciação Científica Júnior com duração de um ano – ressalta Canalle.

Organização

A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Mais informações:

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA):

http://www.oba.org.br

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário