Macaé News
Cotação
RSS

Educação terá 'Analfabetismo Zero' no Hotel de Deus

Publicado em 20/12/2019 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


O programa Analfabetismo Zero contará com novo polo no Hotel de Deus. As aulas serão destinadas aos atendidos do espaço  e moradores de áreas vizinhas como Virgem Santa, Novo Botafogo, Piracema vão acontecer às  terças e quintas, das 8h às 10h30. As inscrições serão abertas a partir de janeiro na Secretaria  de Desenvolvimento  Social, Direitos Humanos e Acessibilidade. A intenção é alfabetizar e elevar a estima dos participantes visando desenvolver a leitura e a escrita daqueles que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola. O espaço também receberá aulas práticas com os  participantes do curso de cuidador de idosos, oferecido no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep-Centro).

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a implementação de outro polo do programa reforça o compromisso da pasta com a qualidade de vida da população. "A rede municipal segue o Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014,  que tem como meta reduzir a zero o índice de analfabetismo absoluto de pessoas acima de 15 anos, até 2024", pontua.

Já para a secretária Adjunta de Qualificação Profissional e  Ensino Médio, Leandra Lopes, a ampliação do polo de atendimento para o Hotel de Deus visa estender  as ações da educação. "Este ano, o projeto piloto do Analfabetismo Zero foi um sucesso. Tivemos muitos registros positivos. Essa parceria com a  Secretaria  de Desenvolvimento  Social, Direitos Humanos e Acessibilidade é mais uma ação voltada para o bem-estar da população", ressalta.

Com a realização  do programa Analfabetismo Zero, a intenção é  alfabetizar, no período de um ano, os alunos-trabalhadores e promover o acesso à qualificação profissional. Conduzido pela professora Flávia Lima, o programa segue projetos pedagógicos próprios e específicos. "No decorrer de todo ano, primamos pela troca de experiências e um atendimento diferenciado e flexível para adultos e idosos, que estão ou não no mercado de trabalho, e não são alfabetizados.   Tivemos alunos de 19 a 90 anos, cinco deles fazem parte da Casa do Idoso.  Eles se interagiram, aprenderam e se confraternizaram. Temos registros de histórias maravilhosas na sala de aula", lembra.

A iniciativa é aprovada pelos participantes. Entre eles está o pedreiro  aposentado Jorge  dos Santos. "Tinha pouca noção de ler e escrever. O programa mudou mina vida. Tenho quatro filhos e, hoje, tenho gosto de ler uma bula ou assinar meu nome perto deles. Fiz muitas amizades e não quero parar por aí. Vou me aprofundar nos estudos para aprender um pouquinho mais", conta empolgado.

Hotel de Deus - Recém-inaugurado, o espaço fica à margem da Linha Azul, na Virgem Santa, próximo ao Senai de Macaé. No Hotel de Deus funcionarão três equipamentos públicos principais: o Centro Dia para Idosos, os consultórios médicos e a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

A Secretaria  de Desenvolvimento  Social, Direitos Humanos e Acessibilidade funciona na Avenida Lacerda Agostinho, 477, Virgem Santa.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário