Macaé News
Cotação
RSS

Cem alunos se formam no Programa de Resistência às Drogas

Publicado em 17/12/2019 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Cerca de cem alunos estão sendo esperados para a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), nesta quarta-feira (18), às 14h, no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF). A programação é uma das mais esperadas pelos estudantes do 5º ano participantes do programa, que é desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Educação. Na oportunidade os alunos vão receber certificados e os que mais se destacaram nas redações sobre o tema ganharão medalhas.

Durante o Proerd são abordadas a prevenção em relação a temas como bullying, violência e drogas. Neste segundo semestre, o Proerd atendeu 445 alunos de sete escolas municipais: Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco, Alvarez Parada, Leonel de Moura Brizola, Coquinho, Amil Tanos e José Calil. A maior parte destas unidades já realizou formaturas nos próprios espaços escolares.

Foram 17 atividades, ministradas por instrutores do 32º Batalhão da Polícia Militar (BPM). Foram destacadas ações como palestras, peças teatrais e dinâmicas. Todas as temáticas têm respaldo do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), previsto na Lei 8.069/90.

Segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, a parceria com a Polícia Militar é de suma importância para a rede municipal. "Continuamos com a intenção de levar a prevenção contra a violência e drogas. O trabalho conjunto entre a Polícia Militar e o Governo Municipal é fundamental para fortalecer ações direcionadas à integração família e escola. Tudo isso em prol da melhoria da qualidade de vida”, ressaltou.

De acordo com a equipe Proerd, as temáticas abordadas têm a finalidade de levar à reflexão e à conscientização não apenas dos alunos, mas de professores e até mesmo pais e responsáveis, que se tornam multiplicadores de informações. O IFF é localizado na Rodovia Amaral Peixoto, Km 164, Imboassica.

Parceria

A rede municipal também conta com outras ações para intensificar a segurança na unidades da rede como o projeto Ronda Escolar da Polícia Militar. Além disso, o trabalho foi reforçado neste segundo semestre com rondas ostensivas da equipe da Guarda Municipal. As escolas contam com o apoio da Guarda Municipal, por meio da Coordenadoria de Apoio Preventivo e Educativo (Cape), que realiza visitas periódicas nas escolas, e quando acionada, atua em casos de conflito.

Muitas das situações contam com atuação da Polícia Militar. De acordo com a Coordenadoria de Segurança da rede municipal, a Cape atua com presença constante de guardas nas escolas, atividades de patrulhamento, cuidados com o patrimônio e ações educativas junto à comunidade escolar.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário