Prefeito Antônio Marcos pretende dar continuidade às discussões e ações práticas que garantam o direito da população à segurança
Autoridades se reuniram com o prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos, na tarde de terça-feira, dia 6, no auditório da Escola Municipal Polo. O objetivo, foi discutir a segurança pública na cidade. Segundo relato de moradores e vítimas, nos últimos meses a onda de assaltos principalmente a residências e a pedestres aumentou.
Com isso, a necessidade de discutir o tema veio da insegurança sentida na cidade em relação à questão da violência pública, em um segundo encontro. “O problema na cidade é motivo de preocupação”, disse uma das participantes do encontro, moradora e vítima em Casimiro de Abreu. “Tive minha casa invadida duas vezes e foi praticamente uma seguida da outra. Por sorte não tinha ninguém em casa no momento, e se tivesse?”, questionou.
Em sua fala, o prefeito Antônio Marcos, disse que no resultado final do encontro, pretende dar continuidade às discussões e ações práticas que garantam o direito da população à segurança, levando até o governador a necessidade do município. “Nesse segundo encontro vamos traçar medidas de segurança que devem ser rápidas e tomadas pelas autoridades responsáveis. Essa mobilização é imprescindível para que as ações propostas sejam conquistadas, mas com o apoio também da sociedade. O Poder Público sozinho não vai conseguir digerir isso”, disse.
O constante encontro dos órgãos de segurança e autoridades municipais é salutar para manutenção de ideias e ações que enfrentem o problema do tráfico de drogas e da criminalidade no município. O objetivo é também sensibilizar o Governo do Estado e conseguir mais efetivo para a Polícia Militar - PM. “Assim como em todo o país a droga está se tornando um grande problema em nosso município. Para planejar ações e discutir estratégias que coíbam o crescimento da criminalidade é que nos unimos nessa oportunidade. Assim temos como dar uma resposta à altura ao crime e proteger nossa cidade”, comentou um dos presidentes da associação de moradores, Marquinhos.
Ainda de acordo com o prefeito, o Poder Executivo tem feito a sua parte realizando investimentos que auxilie na área de segurança pública. “Sei que precisamos junto com a população cobrarmos soluções de competência do Estado, e assim, tentar combater de maneira eficaz a violência em nosso município. Por isso estamos reunidos com essas autoridades. Acredito no trabalho em conjunto”, frisou Antônio Marcos.
Participaram do encontro, representantes das associações de moradores, entidades eclesiásticas, polícias Militar e Civil. Em entrevista ao jornal RJNEWS, o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar em Macaé – Ramiro Campos, disse que na violência não existe mágica. “Não vou iludir os senhores e as senhoras, mas não é fácil combater esse mal, não tem como fazer mágica. O que precisa ser feito é a sociedade como num todo abraçar a causa e tentar de forma ordeira inibir essa ação na cidade. A forma que sugiro é ajudar a Polícia Militar e a Civil, no que tiver ao alcance”, sugeriu.
No primeiro encontro, realizado a pouco mais de 20 dias, ficou definida a reativação do Conselho Comunitário de Segurança, questão cobrada e mencionada por alguns dos participantes. Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil do município, Luiz Fernando Shinkado, várias medidas vem sendo tomadas nesta área pela administração municipal nos últimos anos.
De acordo com ele, um deles é quanto ao efetivo da Guarda Municipal. “Foi dobrado, além de ser posta em funcionamento, cerca de 15 câmeras de videomonitoramento instaladas em vários pontos do município, que também têm colaborado significativamente não só para coibir, como também solucionar os crimes ocorridos”, destacou.
Foram ainda adquiridos para a Guarda Municipal armamentos não letais, que garantem uma proteção ao profissional e à comunidade, 30 coletes à prova de balas e 10 com câmera de monitoramento. Vale ressaltar, que o Departamento de Operações com Cães é uma referência regional e tem colaborado em operações junto a Polícia Civil do município. Além disso, a cidade aderiu ao Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis), para intensificar a presença da Polícia Militar em Casimiro de Abreu.
CÂMERAS DE MONITORAMENTO
As câmeras de monitoramento 24 horas da Prefeitura de Casimiro de Abreu colaboraram mais uma vez numa ação da Polícia Militar, que resultou na prisão de dois assaltantes na tarde de terça-feira, dia 29, no distrito de Barra de São João. Um morador, que teve o nome preservado, foi assaltado por dois homens que estavam num carro Chevrolet Cobalt , de cor preto, placa LQW 8130 - Macaé-RJ, quando transitava pela Prainha por volta das 14 horas.
Após a abordagem dos meliantes, que estavam armados, a vítima informou o ocorrido a uma viatura da Guarda Municipal, que estava fazendo ronda nas ruas próximas ao local. Imediatamente os Guardas Municipais acionaram a supervisão, que acionou a Polícia Militar. Passadas todas as características dos assaltantes, uma das cinco câmeras de monitoramento da Prefeitura que estão instaladas em Barra de São João localizou o veículo onde estavam os suspeitos.
A Polícia Militar foi informada do local e prendeu em flagrante os assaltantes na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), próximo às imediações de uma agência bancária. Os PMs encontraram com os assaltantes uma arma calibre 38, com seis munições intactas, três celulares, cartão de crédito e jóias. O veículo foi apreendido. Segundo os policias, os suspeitos vieram de Macaé para efetuar o crime em Barra de São João.
O caso foi registrado na 121ª DP (Casimiro de Abreu). “É uma integração de força para combater a criminalidade no município. Toda ação da polícia de abordagem aos suspeitos foi monitorada pelas nossas câmeras. Este monitoramento tem auxiliado muito o trabalho das polícias civil e militar, além de auxiliar o ordenamento do trânsito da cidade”, disse o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Shinkado.
› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)