Macaé News
Cotação
RSS

Teatro Municipal apresenta tributo a Ariano Suassuna

Publicado em 11/12/2019 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Com direção e adaptação de Ademir Martins, a turma T-17 do curso técnico de teatro da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) se apresenta no Teatro Municipal de Macaé, nesta sexta (13), às 19h e 21h, com a encenação de "Não troco meu Oxente pelo Ok de ninguém: um tributo a Ariano Suassuna". O espetáculo presta uma homenagem ao mestre Suassuna através da encenação de dois textos curtos de sua autoria, onde são abordadas as raízes da literatura de cordel, do espírito circense e do teatro medieval. A classificação é livre. A distribuição dos ingressos será na própria sexta, a partir das 9h, na bilheteria do teatro.

Na visão do diretor geral da montagem, mais do que experimentar na prática, diante do público, o que foi estudado durante o curso, é o quanto a continuidade do aprendizado é importante durante toda a vida. “Isso nos parece fundamental, posto que um recém-casado não é um bom cônjuge: ele ainda não conhece essa realidade”, compara. Segundo Ademir, técnicas específicas dessas abordagens resultaram de muita pesquisa que exigiram treino e perseverança. “Foi necessário verve, entrega e talento, e isso o grupo tem de sobra. E – importantíssimo! – o espírito agregador de que o grupo é imbuído”, ressalta Ademir falando sobre o empenho do elenco.

"Há almas pulsantes no palco. Interpreta-se, canta-se, dança-se, ‘palhaça-se’ no espaço cênico. Divertimo-nos em cena em comunhão com o público. Há a festa, a alegria de homenagear um dos maiores nomes de nossa referência artística e cultural. Ao mesmo tempo em que montar Suassuna não é para qualquer um, é para todo mundo. Será um belo espetáculo, porque é vivo!", conclui o professor.

As raízes brasileiras (indígena, branca e negra) estão presentes nesta encenação, vivas como devem permanecer, progredindo. O elenco do tributo a Suassuna conta com a participação de atores de outras turmas da escola, valorizando ainda mais o espírito proposto de agregação, a essência de equipe. A montagem tem como assistente de direção a professora de teatro, Cássia Gomes.  No elenco, estão os alunos: Izabel Braga, Jô Sousa, Manoel Pedro e Jacqueline Amorim. E ainda, como atores convidados: Adriano Uzah, Vayssière, Druwska Lima, Ivan Rios, João Neto, Kikil Gomes, Leonardo Moreira, Mestre Lago, Renata Quaresma e Sheila Juvêncio.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário