Macaé News
Cotação
RSS

Educação Integral: Inscrições abertas para o “Mais Educação”

Publicado em 08/05/2014 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Estão abertas até o dia 30, as inscrições para o programa federal "Mais Educação". A adesão pode ser feita pelas 106 unidades municipais de ensino. O programa, que oferece ensino de jornada ampliada, com no mínimo sete horas diárias, tem como objetivo aumentar a oferta educativa nas escolas públicas, por meio de ações pedagógicas optativas.  

A intenção do Ministério da Educação é chegar até a abrangência de 100% do programa em todos os municípios do estado do Rio de Janeiro. A participação das unidades municipais no programa federal tem a finalidade de reforçar a permanência dos alunos na escola no contraturno para fazer parte de aulas extracurriculares.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD-MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica e secretarias municipais e estaduais de Educação. A operação do programa é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Diante das atividades do “Mais Educação”, as escolas cadastradas e selecionadas pelo Governo Federal receberão recursos para aquisição de material. 

Em Macaé, as escolas que forem participar do programa “Mais Educação” poderão desenvolver oficinas como reforço escolar de letramento e matemática, dança, canto, teatro, voleibol, educação ambiental, tênis de mesa, xadrez, promoção da saúde, jornal ou rádio escolar, capoeira, banda de fanfarra, judô, ginástica rítmica e educação em direitos humanos. A finalidade é que os alunos participantes do programa façam parte de diversificadas ações com o retorno das aulas.  

O Programa "Mais Educação" foi instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10. De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, as escolas municipais que fizerem a adesão vão desenvolver atividades educativas nos macrocampos pedagógicos como  educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.  

No ano letivo de 2013, a rede municipal de ensino envolveu junto ao “Mais Educação” estudantes de escolas municipais como  Carolina Curvello Benjamin, Ancyra Gonçalves Pimentel, Botafogo, Eraldo Mussi, Professora Elza Ibrahin, Pedro Adami, Professora Maria Letícia Santos Carvalho, Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro, Leonel de Moura Brizola e Aterrado do Imburo. “Este é mais um programa que vai contribuir com o reforço do processo ensino-aprendizagem”, finalizou.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário